Categorias: Economia

BNDES não aceita proposta do governo para devolver R$180 bi

PUBLICIDADE

 O presidente  do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, disse nesta quinta-feira que a instituição está disposta devolver recursos para a União, mas que não aceita a proposta feita pelo governo federal.

O governo federal quer que o BNDES devolva 50 bilhões de reais este ano e 130 bilhões de reais no próximo ano, para suprir as deficiências de receita.

Rabello de Castro disse que, ao mesmo tempo que o banco quer ajudar o governo, também precisa manter caixa para poder continuar emprestando no próximo ano. Os comentários foram feitos durante evento da Associação Brasileira de Consultores de Engenharia (ABCE), no Rio de Janeiro.

"Ainda estamos examinando (o valor a devolver)", disse.

No mesmo evento, o secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Hailton Madureira de Almeida, disse que o governo quer transferir para a iniciativa privada a operação e manutenção de até 40 mil quilômetros de estradas.

Inicialmente, o governo quer conceder neste modelo 4 mil quilômetros, e as primeiras rodovias federais que devem ser concedidas neste modelo são os trechos de Mato Grosso da BR 364 e o de Minas Gerais da BR 116.

Terra.com.br

 

Últimas notícias

ELEIÇÕES: Pedro recebe Kassab em JP ao lado de Cícero, Mersinho, Wellington e Fábio Ramalho

O presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, esteve em João Pessoa neste domingo (1º), onde…

1 de março de 2026

Hugo evita antecipar debate sobre sucessão da presidência da Câmara: “Primeiro nós temos que aguardar quem vai se eleger”

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), preferiu não comentar a possibilidade de…

1 de março de 2026

Ex-presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad morre em ataque em Teerã

O ex-presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, morreu neste domingo (1º) após ataques aéreos realizados por…

1 de março de 2026

Idoso morre atropelado na BR-230 em Santa Rita neste domingo

Um idoso de 60 anos morreu atropelado na manhã deste domingo (1º), em Santa Rita,…

1 de março de 2026

Simone Mendes volta de viagem e relata que hotel em que esteve em Dubai foi atingido: ‘Desesperador’

A cantora Simone Mendes revelou que deixou poucas horas antes um hotel de luxo em…

1 de março de 2026

Guardas Municipais e equipe da Ronda Maria da Penha terão capacitação sobre violência doméstica em JP

A Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres de João Pessoa (SPPM) promove, nos dias…

1 de março de 2026