A Paraíba o tempo todo  |

Bancos voltam a puxar alta em bolsas da Ásia

As ações do setor bancário na Ásia registraram valorização nesta quarta-feira (18), sustentando os mercados regionais. Os futuros dos títulos do governo japonês também avançaram após o Banco do Japão ter elevado acentuadamente a dívida que comprará para fortalecer a economia.

 

As ações de grandes bancos japoneses dispararam no mercado asiático, conduzidas por um anúncio feito pelo Banco do Japão na terça-feira de que oferecerá US$ 10,2 bilhões em empréstimos subordinados para instituições financeiras.

 

O foco está rapidamente mudando para o resultado da reunião do Federal Reserve no final do dia e se as condições econômicas dos Estados Unidos precisam de medidas adicionais para a retomada do mercado de crédito. A incerteza sobre o que o Fed e outros bancos centrais estão dispostos a fazer manteve os investidores cautelosos.

 

"Com a taxa de juro reduzida agressivamente, as autoridades agora estão se voltando para medidas menos convencionais como quantitative easing. O volume e a velocidade do impacto positivo desta política na economia ainda não são conhecidos e o efeito de curto prazo nos mercados pode ser a volatilidade elevada", afirmou Quentin Fitzsimmons, gerente de fundos da Threadneedle, em Londres.

 

Indicadores

O índice MSCI, que reúne mercados da região Ásia-Pacífico com exceção do Japão, subia 0,61% às 7h52 (horário de Brasília), avançando mais de 7% desde o começo do mês.

 

O indicador Nikkei, de Tóquio, fechou em alta de 0,3%, a 7.972 pontos, maior patamar em cinco semanas. O Banco do Japão afirmou nesta quarta-feira que aumentará as compras de títulos do governo em quase um terço, iniciativa que parece sustentar os planos do governo de mais gastos para aliviar a pior recessão do país desde a Segunda Guerra Mundial.

 

Os bancos foram claramente os que apresentaram melhor desempenho. Os grupos financeiros Sumitomo Mitsui Financial e Mizuho subiram 3% na esperança de que o sistema financeiro global está se estabilizando.

 

Já a bolsa de Hong Kong ganhou 1,86%, impulsionada por uma alta de 5% nas ações do HSBC. Sydney perdeu 0,16%, enquanto Taiwan subiu 0,12% e Cingapura teve valorização de 1,08%. O índice de Xangai registrou alta de 0,24% e as ações em Seul subiram 0,52%.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe