Categorias: Economia

Banco do Nordeste do Brasil incentiva crescimento e projetos culturais

PUBLICIDADE

Além de se preocupar com o desenvolvimento da região para a qual foi criado, o Banco do Nordeste do Brasil S.A. (BNB) está entre as 15 maiores empresas do Great Place to Work porque desenvolve uma política de valorização contínua de seus funcionários, com destaque para o setor cultural, na opiniãdo do diretor Stélio Gama Lyra Jr., do setor de Desenvolvimento Humano e de Tecnologia de Informação.

Também o presidente Roberto Smith diz que a presença do banco no ranking "reflete o cuidado que temos com o clima organizacional, baseado em valorização profissional, mérito e compromisso com o desenvolvimento regional. Esta é uma gestão que obedece princípios democráticos e de continuidade do processo de treinamento dos colaboradores."

A preocupação em capacitar funcionários num ambiente prazeroso e voltado também para o setor cultural faz com que o banco detenha um índice mínimo de dispensas anuais (inferior a 1,5%). "Temos cerca de 600 funcionários com mais de 30 anos de banco. Até na direção isso é um fato. De seis, quatro diretores são funcionários de carreira", informa Lyra Jr., que tem 34 anos de BNB.

MBA, mestrado e doutorado são incentivados e, em boa parte, patrocinados pelo banco, que mantém três centros culturais (Fortaleza, Juazeiro do Norte e em Souza na Paraíba) – mais dois serão entregues (Vitória da Conquista e em Teresina).

Neste ano, foi criada a Universidade Corporativa para treinar e capacitar funcionários, e também para a difusão de conhecimento através de centros culturais e bibliotecas. A preocupação com a comunicação se faz presente em reuniões, jornal interno, revista, web rádio, web TV e intranet – e todos os canais divulgam os principais acontecimentos do grupo.

A interação entre os funcionários é proporcionada ainda pela avaliação 360°, em que todos avaliam todos o tempo todo. "Essa abertura assegura conquistas importantes", avalia Lyra Jr.

Apoio cultural. Com dois CDs patrocinados pelo BNB, o cantor e compositor Gildomar Marinho, de 43 anos, já acumula 27 anos de carreira no banco e faz mestrado em políticas públicas. "Posso dizer que tenho uma vida rica em experiências e estou crescendo cada vez mais como pessoa e profissionalmente graças, em grande parte, ao BNB."

Maranhense, Marinho começou a trabalhar no BNB aos 16 anos. "De lá pra cá já me encarreguei de muitas missões e posso dizer que o banco tem o diferencial de sempre se renovar e atuar sempre seguindo o princípio da ética e da moralidade pública."

Além do salário e do clima organizacional, Marinho destaca o fato de a empresa possibilitar promoções por tempo de serviço e também por competência. "Tudo depende de sua vontade e capacidade. Fui agente de desenvolvimento, percorri o Nordeste inteiro. Ou seja, não se fica engessado num só lugar ou posto."

Segundo Marinho, o banco investe com força no funcionário e o coloca com o pé no futuro. Por isso, estimulou um sobrinho a prestar concurso para entrar no BNB. "Tenho certeza de que vai encontrar muitos caminhos para seguir", garante. " O BNB mexe com relações sociais, desigualdade regional e muitas outras questões, além de se preocupar ainda com a pesquisa científica."

Sem conforto. Desenvolvimento profissional e qualidade de vida são atributos que andam juntos ao longo dos oito anos em que Michelly Nunes, de 34 anos, integra o quadro de funcionários do BNB. Formada em Comunicação, foi assistente e consultora. Foi para Natal, para o interior do Ceará e hoje é gerente na área de Comunicação.

"Posso dizer que tudo na minha vida é aqui no banco. Minha primeira filha, a Marcela, ficou na creche da casa dos dez meses aos cinco anos. O Artur, que está com seis meses, já em janeiro vai aproveitar bem a creche. Minha academia é aqui dentro, onde faço yoga e massoterapia", diz.

Outro ponto que ela considera um benefício diferenciado, por entender que raramente é encontrado em outras empresas, é o estímulo constante que os funcionários recebem.

"Nunca ficamos, por assim dizer, na zona de conforto. Isto é, somos estimulados a buscar novas áreas de atuação o tempo todo. Ninguém fica aqui olhando para o próprio umbigo. Daí passarmos por treinamentos periódicos. Já participei de congressos em São Paulo e passei um tempo "imersa" na Fundação Getúlio Vargas daqui. Ainda dentro do banco fiz MBA pela Universidade de São Paulo. Graças a tudo isso hoje também dou aulas e trago meus alunos para conhecer a dinâmica do banco.",

FICHA TÉCNICA

Atividade: Serviços
 

Ano da Fundação: 1952
 

Faturamento no Brasil 2009: R$ 2.005.203.000,00
 

Onde Atua: AL, BA, CE (sede), DF, ES, MA, MG, PB, PE, PI, RJ, RN, SE, SP
 

Total de trabalhadores: 6.470 – homens, 34,20% mulheres, 65,80%

Banco do Nordeste do Brasil

 

O que os funcionários mais valorizam?

 

Qualidade de vida 41%
 

Remuneração e Benefícios 14%
 

Estabilidade 10%
 

Desenvolvimento profissional 35%
 

N/A 0%

Estadão

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Vereadores e amigos dão último adeus ao Professor Gabriel, em João Pessoa

Nesta segunda-feira (27), vereadores e amigos compareceram à Câmara Municipal de João Pessoa para prestar…

27 de maio de 2024

TJPB invalida lei de Camalaú que proibe Cagepa de cobrar taxa de ligação e religação

Em sessão virtual, o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba declarou a inconstitucionalidade da…

27 de maio de 2024

Aguinaldo Ribeiro lamenta morte do vereador Professor Gabriel

O deputado federal Aguinaldo Ribeiro expressa profundo pesar pelo falecimento do Professor Gabriel, vereador de…

27 de maio de 2024

“É muito ruim que venha de uma canetada” dispara Cida ao revelar que recorrerá de decisão do PT de pesquisa para PMJP

A deputada estadual Cida Ramos expressou descontentamento com a decisão do Partido dos Trabalhadores (PT)…

27 de maio de 2024

Mídia nacional denuncia prefeitos em boate após evento no DF e promete divulgar lista

Uma reportagem do portal Metrópoles divulgada nesta segunda-feira (27) apontou que diversos políticos do país…

27 de maio de 2024

PT vai ter candidatura própria a prefeito de João Pessoa, mas não define se com Cida ou com Cartaxo

A Executiva Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) tomou uma decisão importante nesta segunda-feira (27),…

27 de maio de 2024