Categorias: Economia

Banco Central lança Pix automático nesta quarta-feira

PUBLICIDADE

O Banco Central vai lançar, hoje, quarta-feira (04/06), o Pix automático, nova funcionalidade que permite a realização de pagamentos recorrentes de contas como as de água, luz, telefone, escola, academia e assinaturas.

A autoridade monetária prevê que a modalidade, que promete aposentar o débito automático no futuro, deve passar a operar no dia 16 de junho, mas algumas instituições financeiras já têm o sistema em funcionamento. Nele, o cliente só precisa autorizar a operação uma vez, sem fazer um novo pagamento a cada nova cobrança.

Ao autorizar as cobranças por Pix automático, o cliente deverá definir algumas regras, como o valor máximo de cada pagamento. Caso não concorde com o valor da cobrança, será possível cancelar o agendamento do pagamento até as 23h59 do dia anterior à cobrança.

Segundo o BC, caso não haja saldo suficiente na conta do cliente no momento do débito, serão feitas três tentativas de cobrança em um período de até sete dias. Durante esse prazo, o cliente será notificado das tentativas e poderá providenciar os recursos para manter o serviço ativo.

A cerimônia para lançar o Pix automático contará com a participação do presidente do BC, Gabriel Galípolo.

Segundo o Banco Central, o PIX Automático permite que uma empresa envie uma solicitação de autorização ao cliente, que aceita o débito automático para pagamentos variáveis ou com frequência flexível. Ele dispensa a necessidade de convênios específicos entre empresas e bancos, o que deve facilitar a adesão de negócios menores.

O PIX Agendado Recorrente já é oferecido por algumas instituições, permitindo que o próprio usuário agende transferências com valores fixos e datas definidas, autorizando cada operação com antecedência. O PIX Agendado permite que seja programado, uma única vez, um pagamento para uma data futura.

Como vai funcionar o PIX Automático

Para os pagadores: o usuário receberá uma solicitação de autorização para pagamentos recorrentes enviada pela empresa contratada. Caso aceite, a autorização será feita diretamente no aplicativo da instituição financeira onde possui conta.

A partir desse momento, os débitos ocorrerão automaticamente nas datas acordadas, sem necessidade de confirmação para cada transação. O usuário poderá cancelar ou modificar a autorização a qualquer momento.

Ainda segundo o BC, as empresas de todos os tamanhos poderão utilizar o PIX Automático para receber pagamentos periódicos. Para isso, deverão enviar propostas de adesão aos seus clientes. Dessa forma, o recebimento dos valores será feito automaticamente.

A expectativa do Banco Central é que a nova funcionalidade contribua para a redução da inadimplência e melhore a previsibilidade do fluxo de caixa das empresas. As instituições financeiras, bancos e instituições de pagamento deverão disponibilizar o PIX Automático em suas plataformas.

.O BC promoveu uma fase de testes de fevereiro a junho. O objetivo é assegurar que os diferentes sistemas operem de forma integrada, com troca de informações eficiente e segura, antes do lançamento oficial ao público.

Redação

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Clube de tiro em JP é alvo de operação por venda ilegal de munições e treino de integrante de facção

A Polícia Civil da Paraíba realizou, nesta sexta-feira (05), uma operação contra um clube de…

5 de dezembro de 2025

PB tem alteração na “Lei Felca” e amplia proteção contra adultização de menores

O governador da Paraíba, João Azevêdo, sancionou nesta sexta-feira (05) uma alteração na Lei Estadual…

5 de dezembro de 2025

Homem é preso após tentativa de arrombamento a loja em Mandacaru

Na madrugada desta sexta-feira (05), a Polícia Militar prendeu um homem suspeito de participar de…

5 de dezembro de 2025

Presidente acusa vereador de falta de respeito e pede retirada do parlamentar da Câmara de Areia

Uma discussão foi registrada na Câmara Municipal de Areia, no Brejo paraibano, durante a sessão…

5 de dezembro de 2025

Azevêdo destaca importância histórica de Tarcísio Burity para a política da PB: “Deixou um grande legado com obras marcantes”

Na noite de ontem (04), no Espaço Cultural José Lins do Rêgo, foi lançado o…

5 de dezembro de 2025

Ministro da Justiça e Segurança Pública cumpre hoje agenda em JP

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski, cumpre hoje (05), em João Pessoa.…

5 de dezembro de 2025