Categorias: Economia

Baixo nível das usinas hidrelétricas pode afetar a economia no ano da Copa, diz especialista

O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, afirmou nesta semana que haverá energia suficiente para garantir o fornecimento no país em 2013 e que o desconto de 20% na conta de luz começará a ser aplicado ainda em fevereiro deste ano. Entretanto, contrariando o otimismo apresentado pelo ministro, especialistas alertam para o problema a longo prazo.

 

Segundo o engenheiro eletricista e professor da Unesp (Universidade Estadual de São Paulo) de Bauru, Luiz Porto, o baixo nível de água nas usinas hidrelétricas pode acarretar em consequências para 2014 – ano em que o Brasil recebe a Copa do Mundo. "Este ano é possível que os recursos não diminuam. Mas e no ano que vem? Se não houver uma atenção especial ao assunto, a problema cairá nas mãos da população", afirma.

As usinas hidrelétricas do Brasil iniciaram o ano com os níveis bem abaixo do normal. No primeiro dia do ano, a de Itumbiara, na região Sudeste, registrava apenas 10,21% de sua capacidade, segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico). Esta é, até agora, a usina com pior nível de água do país. Segundo último balanço do órgão, divulgado nesta sexta-feira (11), apenas 9,45% do reservatório estava cheio.

 

Porto explica que o período de chuvas começou no final de 2012 e deve seguir até abril. Porém, revela que não dá para prever e confiar que a natureza contribua para a geração de energia para os próximos anos. “Temos que armazenar água para o ano que vem, não podemos contar com a sorte.”

 

Alternativas

 

Com a redução dos níveis de água nas usinas hidrelétricas, a solução encontrada pelo governo para garantir a luz na casa dos brasileiros foi utilizar a energia vinda das termelétricas.  Os custos desta alternativa não são baixos.

“Não dá nem para comparar o valor da energia vinda da água com a que precisa do gás natural”, diz Porto.

Nesta semana, o secretário executivo do Ministério de Minas e Energia, Márcio Zimmermann afirmou que o custo mais alto, porém, não vai afetar o desconto previsto para fevereiro.

Questão política

 

De acordo com Paulo Ribeiro, cientista-político da Unesp em Marília, “há um problema que pode caminhar para um racionamento, embora o governo reitere que não”. E isso, segundo o especialista, traz um incômodo político.

“É preciso que o cronograma seja cumprido do ponto de vista técnico este ano para que este problema, aliado a outros – como um baixo crescimento econômico – não cause graves problemas políticos ao governo em ano de eleição [2014]”, explica.

 

Aldo Fornazieri, diretor da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, entretanto, discorda de Ribeiro. Para ele, é importante crer na temporada de chuvas. “Não existe possibilidade de racionamento. Existe um alerta, apenas”, diz o especialista que acredita que o governo tem sido realista.  “Há uma crítica politizada e não um problema, de fato”, completa.

Segundo o especialista, a presidente Dilma Rousseff não agiria sem responsabilidade com a questão energética. “Vamos entrar em ano eleitoral, de Copa do Mundo. Não acredito que o governo vai perder o controle neste momento”, finaliza.

 

Band

Últimas notícias

Vice-governador Lucas Ribeiro prestigia folia do Carnaval no interior da Paraíba e destaca: “O Sertão mostra a sua força”

O vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, cumpriu agenda nesse domingo (15) em cidades do Sertão…

17 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

17 de fevereiro de 2026

Segurança da informação: SECDAY promove curso intensivo sobre segurança da informação para profissionais de TI; saiba mais

O SECDAY é um Bootcamp intensivo de cibersegurança, o SECDAY foi criado para quem deseja saber mais…

17 de fevereiro de 2026

Serra Branca anuncia demissão do técnico Roberto Maschio

O Serra Branca SAF confirmou, nesta segunda-feira (16), o desligamento do técnico Roberto Maschio do…

17 de fevereiro de 2026

Prefeitura de João Pessoa confirma desfiles do Carnaval Tradição para o próximo fim de semana

Após a suspensão preventiva ocorrida na noite desta segunda-feira (16), a Prefeitura de João Pessoa,…

17 de fevereiro de 2026

Inmet emite alerta de baixa umidade para 75 municípios do Sertão paraibano

Os moradores de 75 cidades do Sertão da Paraíba devem redobrar os cuidados com a…

17 de fevereiro de 2026