“Mãos de Chita”, esse será a grande temática que envolverá toda a composição de produtos e peças da 12ª edição do Salão de Artesanato da Paraíba. Pensando nos negócios gerados no período, artesãos de todo o estado estão participando de oficinas de capacitação e criação para desenvolverem produtos que faça o consumidor levar para casa uma lembrança da temática do evento. As oficinas serão realizadas durante o final deste mês em diversas cidades da Paraíba. Um dos consultores é o estilista mineiro Ronaldo Fraga, que já está na cidade de Monteiro e permanece até hoje, dia 24.
Ronaldo, que acumula a sua terceira passagem pela Paraíba, ministra oficina junto às rendeiras dos municípios de Camalaú, Zabelê, Monteiro, São Sebastião do Umbuzeiro e São João do Tigre. Segundo Verônica Ribeiro, gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae Paraíba, o estilista desenvolverá uma nova coleção onde a renda renascença é feita na chita, buscando a inovação do produto com peças coloridas e vibrantes.
Já em Bananeiras, cidade dos trabalhos feitos em fibra da bananeira, a artesã de Goiás Fátima Bastos, ministra um curso de criação para 12 artesãos até esta sexta-feira, dia 26. A técnica repassada mistura fibras e chita na composição de bonequinhos que levem a identidade da Paraíba para os consumidores presentes no Salão. As peças sugerem personagens como dançarinos de quadrilha junina e o cangaceiro. A artesã goiana tem um trabalho reconhecido nacionalmente e já venceu duas edições do Prêmio Top 100 de Artesanato, além do concurso realizado pelo programa Mais Você, da apresentadora Ana Maria Braga, na emissora Globo.
Para a próxima segunda-feira, dia 29, acontece o curso Bonecas de Pano com a artesã Graça Prado. O curso será oferecido para 20 artesãs e será realizado no Sebrae, em João Pessoa. As bonecas além da chita utilizarão tricoline, feltro e novelos de lã na composição. As aulas se estendem até dia 31.
Assessoria







