Categorias: Economia

ANS fixa reajuste de planos de saúde

PUBLICIDADE

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) fixou em até 13,57% o índice de reajuste a ser aplicado aos planos de saúde médico-hospitalares individuais e familiares no período entre maio de 2016 e abril de 2017. O reajuste deve ser repassado pelas operadoras somente a partir da data de aniversário dos contratos e tem de ser igual ou inferior ao teto estabelecido pela ANS. A decisão será publicada no Diário Oficial da próxima segunda-feira (6).

 

O porcentual é valido para os planos de saúde contratados a partir de janeiro de 1999 ou adaptados à Lei nº 9.656/98. Segundo a agência, o reajuste atinge cerca de 8,3 milhões de beneficiários, o que significa 17% do total de 48,5 milhões de consumidores de planos de assistência médica no Brasil, de acordo com dados de abril deste ano.

 

A ANS informa ainda que, nos contratos com aniversário em maio ou junho, será permitida cobrança retroativa. "Nesses casos, as mensalidades de julho e agosto (se o aniversário do contrato for em maio) ou apenas de julho (se o aniversário do contrato for em junho) serão acrescidas dos valores referentes à cobrança retroativa", esclareceu a agência.

 

"Para os contratos com aniversário entre os meses de julho de 2016 e abril de 2017 não poderá haver cobrança retroativa."

 

A metodologia utilizada pela ANS para calcular o índice máximo de reajuste anual dos planos individuais e familiares, estabelecida em 2001, leva em consideração a média dos porcentuais de reajuste aplicados pelas operadoras aos contratos de planos coletivos com mais de 30 beneficiários.

 

UOL com Estadão

Últimas notícias

Lula: depois do Carnaval, é hora de voltar à realidade!

O Brasil não vive apenas de samba e de enredos na avenida. O Carnaval projeta…

19 de fevereiro de 2026

Intolerância antissemita na Europa: um alerta ao Reino Unido e ao continente!

Tenho acompanhado, com atenção e preocupação, notícias veiculadas em portais de grande importância internacional, relatando…

19 de fevereiro de 2026

Cícero Lucena critica movimentos políticos de aliados do PP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), criticou, durante entrevista à imprensa nesta quinta-feira…

19 de fevereiro de 2026

Inmet emite alertas amarelo e laranja para chuvas intensas em mais de 170 municípios

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta quinta-feira (19), um alerta amarelo de acumulado…

19 de fevereiro de 2026

Julian Lemos oficializa filiação ao PSB e reforça articulação para disputar vaga na Câmara Federal

O ex-deputado federal Julian Lemos oficializou, ontem, quarta-feira (18), sua filiação ao Partido Socialista Brasileiro…

19 de fevereiro de 2026

Cabo Gilberto confirma ações legais contra desfile de escola que homenageou Lula

O líder da oposição na Câmara Federal, deputado Cabo Gilberto Silva (PL), classificou como “um…

19 de fevereiro de 2026