Os preços dos alimentos e a alta na tarifa de ônibus urbano pressionam a inflação neste início de ano, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). O Índice Geral de Preços – 10 (IGP-10), que fechara dezembro com deflação, em -0,07%, acelerou para 0,20% em janeiro.
Entre os preços ao consumidor, a maior influência de alta veio do custo da tarifa de ônibus urbano, que subiu 1,89%, após permanecer estável em dezembro. Com isso, o grupo transportes teve variação de 1,04%, seguindo uma alta de 0,22% no mês anterior.
Na passagem de dezembro para janeiro, o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) acelerou de 0,28% para 0,52%. Contribuíram ainda para a elevação nessa taxa as variações dos grupos alimentação (de 0,36% para 0,77%), saúde e cuidados pessoais (de 0,04% para 0,25%) e educação, leitura e recreação (de 0,34% para 0,52%).
Na ponta contrária, a alta foi contida pelas menores variações verificadas nos grupos habitação (de 0,24% para 0,18%) e vestuário (de 0,81% para 0,79%). Já a inflação de despesas diversas ficou estável, em 0,17%.
G1
