Por pbagora.com.br

A Agência Internacional da Energia (AIE) revisou nesta sexta-feira novamente para baixo suas previsões sobre o consumo mundial de petróleo este ano.
 

A revisão aconteceu após as novas expectativas de recessão global e os primeiros dados da demanda mundial no primeiro trimestre.

 

Em seu relatório mensal sobre o mercado petroleiro, a AIE reduziu sua estimativa da demanda mundial em 2009 em um milhão de barris diários em comparação com os cálculos de março, para 83,4 milhões.

 

Se esses números se confirmarem, esses 83,4 milhões de barris diários representariam 2,4 milhões a menos que no ano passado, o que significa que o ritmo de redução aproxima dos registrados no início dos anos 80.

 

A correção operada pela agência, que reúne os principais países consumidores, se explica em primeiro lugar pelas previsões da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE) de que acontecerá uma regressão econômica mundial de 1,4%, frente ao crescimento de 0,5% que esperava anteriormente.

 

Além disso, as primeiras indicações sobre o consumo de petróleo no primeiro trimestre apontam que se limitou a 83,8 milhões de barris diários, 700 mil menos que o calculado há somente um mês e 3,7 milhões inferior ao nível do mesmo período de 2008.

estadao.com.br

 

Deixe seu Comentário