Categorias: Economia

Agências bancárias retomam atendimento na Paraíba nesta segunda depois de 23 dias de greve

PUBLICIDADE

 Após 23 dias em greve, os bancários decidiram encerrar o movimento e voltar ao trabalho nesta segunda-feira (14). No entanto, a paralisação continua entre os funcionários do Banco do Nordeste, que rejeitaram a proposta da Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), na semana passada. Em Campina Grande, por conta do feriado de aniversário da cidade, a assembleia teve de ser adiada para hoje e será realizada antes da abertura dos bancos. O presidente do sindicato da categoria Rostand Lucena, garante que as agências bancárias retornarão as atividades hoje.

Os principais pontos do acordo, segundo o Sindicato dos Bancários da Paraíba, são 8% de reajuste (1,82% de aumento real); 8,5% (2,29%) de reajuste para o piso da categoria; e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.

,Ficou acertado também que os bancários terão que compensar uma hora extra diária, de segunda a sexta-feira, até 15 de dezembro, para recuperar o prejuízo do período de greve. Essa proposta foi acatada pelos funcionários da Caixa Econômica Federal, Banco do Brasil e dos bancos privados em assembleia realizada na sexta-feira (11). A greve foi iniciada no dia 19 de setembro e teve a adesão de 91,85%, segundo informações do sindicato da categoria.

O presidente do Sindicato dos Bancários da Paraíba, Marcos Henriques, disse que a categoria volta ao trabalho de cabeça erguida, “apesar da proposta não ser a que realmente desejávamos”. Ainda de acordo com Henriques, a proposta apresentou avanços, no sentido de contratação de mais trabalhadores, fim do assédio moral e das metas abusivas. “Também teremos uma melhor participação nos lucros e resultados”, declarou.
Benefícios por causa da greve

Em virtude da greve dos bancários, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) suspendeu os prazos processuais dos feitos em tramitação no 2º grau e em todas as 77 unidades judiciárias, cujo exercício depende da realização de depósitos e do recolhimento de custas e emolumentos na rede bancária.

Redação com G1

PUBLICIDADE

Últimas notícias

200 casos de violência política de gênero são acompanhados pelo MPF; Justiça Eleitoral retoma nesta segunda 1ª ação da Paraíba

O Grupo de Trabalho de Prevenção e Combate à Violência Política de Gênero do Ministério…

16 de junho de 2024

Vereador de cidade paraibana fica ferido em acidente que envolveu dois veículos na BR-412

Nesse sábado (15), um vereador da cidade de Sumé conhecido como "Sabugo" ficou ferido em…

16 de junho de 2024

Campina Grande inicia semana com 114 oportunidades de emprego; confira

O Sine Municipal oferece, neste início de semana, 114 oportunidades por meio do cadastro do…

16 de junho de 2024

Suspeito de tráfico de drogas é preso durante ação policial em Jacaraú

Policiais da 2ª Companhia Independente de Polícia Militar prenderam, na noite desse sábado (15), um…

16 de junho de 2024

Mais de 90 mil passageiros devem embarcar na rodoviária de João Pessoa até o fim de junho

O Terminal Rodoviário Severino Camelo, em João Pessoa, tem registrado um aumento expressivo no número…

16 de junho de 2024

João Azevêdo preside audiência do Orçamento Democrático em Itaporanga e destina mais de R$ 64 milhões para obras e serviços

O governador João Azevêdo presidiu, na tarde deste sábado (15), na cidade de Itaporanga, sede…

16 de junho de 2024