Cerca de 1,2 milhão de pessoas devem receber o benefício este ano
Como acontece em todo final de ano, a economia que envolve o comércio e a indústria locais deve esquentar. Este ano a expectativa é que, cerca de 20 mil vagas de empregos sejam abertas para os trabalhadores temporais nos próximos meses. Com a saída do 13º salário, cerca de R$ 1,07 bilhão deve ser injetado na economia paraibana. A cifra equivale a aproximadamente 1,1% do valor total do Brasil e 7,1% da região Nordeste, representando 3,65% do PIB estadual. Em relação ao ano passado, o valor injetado na economia aumentou 24%.
Este ano, o contingente de pessoas no estado que receberá o décimo terceiro foi previsto em 1,2 milhão. A estimativa foi feita pelo Departamento Intersindical de Estudos Sócio-Econômicos (Dieese) e leva em conta dados da Relação Anual de Informações Sociais (Rais) e do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ambos do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Em 2009, de janeiro a setembro foram gerados 8.159 empregos formais. Em 2010, neste mesmo período, foram quase 10.000 vagas a mais. "Isso é reflexo do aquecimento da economia paraibana. Com base nesses dados, estima-se que a geração de empregos nesse final de ano seja superior a 20 mil", afirmou Renato Silva, economista e analista técnico do Dieese. Cerca de 83% dos paraibanos realizaram compras no período, sobretudo para presentear.
O Norte
Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…
A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…
Os desfiles do Carnaval Tradição de João Pessoa serão retomados, neste sábado (21), e prometem…
O ex-ministro da Saúde e pré-candidato ao Senado, Marcelo Queiroga (PL), usou suas redes sociais…
O ex-prefeito da cidade de Solânea por dois mandatos seguidos, Kaiser Rocha, confirmou que apoiará…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio do Grupo Tático Especial (GTE) de Juazeirinho, com…