Validação de documentos para vida no exterior cresce 124% nos cartórios da Paraíba

PUBLICIDADE

Houve alta principalmente nos pedidos de vistos de estudos e de dupla cidadania. Segundo o Colégio Notarial do Brasil, a crise econômica no país, causada pela pandemia, tem feito com que a vida no exterior se torne mais atrativa. No estado da Paraíba, os dados revelam que o número de apostilamentos de documentos – serviço de validação de documentos escolares e de dupla cidadania feitos em cartórios – aumentou 124% no segundo semestre deste ano.

Segundo esses dados do Colégio Notarial do Brasil mostram que entre junho e novembro de 2021 foram realizados mais de 4.261 apostilamentos na Paraíba, enquanto no mesmo período do ano passado foram validados 1.899 documentos. Observando apenas as solicitações de visto para estudos ou abertura de processos de dupla cidadania, o crescimento foi de 166%, passando de 912 no segundo semestre do ano passado, para 2,4 mil no mesmo período de 2021.Em 2020, os documentos apostilados representavam 48% do total de atos praticados, enquanto em 2021 já representam 57% das solicitações.

Alice Werneck Pavan, de 32 anos, conta que decidiu dar entrada no processo de dupla cidadania italiana para facilitar o ingresso em cursos de especialização na área de biomedicina na Europa. “Decidi solicitar essa cidadania porque sei que cursos de pós-graduação, de especialização, ou algum estágio prolongado na Europa são muito bem-vistos na minha área. Eu ainda não tenho planos específicos, mas minhas duas irmãs, por exemplo, já fizeram uso dessa cidadania europeia. Uma morou em Londres por um ano e a outra em Paris por quatro anos”, conta a estudante. A modelo Internacional Jullie Marie, nascida em Campina Grande, também desembarcou em outubro deste ano, na Coreia do Sul, pois segundo ela, o mercado interno no Brasil estava parado.

De acordo com o Ministério das Relações Exteriores, há cerca de 4,2 milhões de brasileiros morando legalmente em outros países. O número, referente a 2020, significa um aumento de 20% em relação a 2018, mesmo com as restrições impostas pela pandemia de coronavírus.

Entre os brasileiros, os destinos preferidos são Portugal e Itália, mas países como Irlanda e México viram triplicar a entrada de pessoas vindas do Brasil em dois anos.

Da Redação

Últimas notícias

Master: TCU deve arquivar pedido de investigação sobre festas de Vorcaro

A área técnica do TCU (Tribunal de Contas da União) propôs o arquivamento do pedido…

20 de fevereiro de 2026

Carnaval Tradição é retomado neste final de semana em JP com desfile das Ala Ursas

Neste sábado (21) e domingo (22), sempre a partir das 17h, na Avenida Duarte da…

20 de fevereiro de 2026

João Azevêdo volta a defender nome de Deusdete Queiroga para vaga do TCE-PB

O governador João Azevêdo (PSB) confirmou, na manhã desta sexta-feira (20), a intenção de indicar…

20 de fevereiro de 2026

Após saída de Diego Tavares, Cícero Lucena nomeia interina para assumir secretaria de Direitos Humanos em João Pessoa

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), designou a secretária executiva de Direitos Humanos…

20 de fevereiro de 2026

Rompimento de barreira em maceió de Pitimbu provoca forte correnteza e mobiliza Bombeiros

Nesta sexta-feira (20), o maceió localizado próximo à Praia Bela, no município de Pitimbu, rompeu…

20 de fevereiro de 2026

Paraibana que sobreviveu a acidente mobiliza o país, Richarlison impulsiona doações e jovem está perto da meta por próteses

Ela sobreviveu a uma tragédia. Esteve entre a vida e a morte. Renasceu de novo.…

20 de fevereiro de 2026