Categorias: Cultura

Usina Energisa presenteia JP mantendo viva e forte a cultura paraibana

PUBLICIDADE

João Pessoa, a capital dos paraibanos, completa nesta quarta-feira, 5 de agosto, 435 anos de fundação. O dia em que é comemorado o aniversário da terceira cidade mais antiga do Brasil, também é celebrado como a data da fundação do estado da Paraíba. Com diversos atrativos turísticos e culturais, a “porta do sol”, que nasceu às margens do Rio Sanhauá, se destaca nacionalmente como um dos lugares mais agradáveis para se viver ou tirar férias.

Além das belezas naturais encantadoras e de todo o patrimônio histórico, João Pessoa possui importantes aparelhos culturais que disseminam e valorizam a cultura paraibana. Entre eles, está a Usina Energisa, local onde a população tem contato com as mais diversas expressões da cultura do estado. Mantida pela distribuidora de energia elétrica Energisa, a Usina foi fundada em João Pessoa, no bairro de Tambiá, em 2003. Desde o início de suas atividades o lugar é destinado exclusivamente à divulgação das manifestações culturais paraibanas e da política de responsabilidade social da Energisa.

Nos seus quase 20 anos de funcionamento, a Usina possui um calendário constante de shows, apresentações teatrais, culturais e de dança, palestras, eventos, encontros, feiras criativas e artesanais, exposições de arte e muito mais. A Usina mantém viva e forte a cultura do nosso estado e recebe com carinho os artistas paraibanos, classe que merece respeito e visibilidade para sua arte e trabalho.

Para que o papel social da Usina seja cumprido com eficiência, o prédio possui instalações apropriadas, no qual reúne a galeria de arte Alexandre Filho; a Sala Vladimir Carvalho; o Café da Usina; o Pátio externo para a realização de eventos ao ar livre e a Tenda da Música. Além destes, também existe em suas dependências o Espaço Energia, um museu educacional interativo onde o público pode conhecer aspectos técnicos e históricos do uso da eletricidade.

A Usina também realiza o tradicional projeto “Natal na Usina”, que se tornou o maior evento natalino da capital paraibana. Sendo realizado há seis anos, o projeto oferece uma programação cultural inteiramente gratuita para a população, que é uma verdadeira vitrine das artes paraibanas.

Mesmo em momentos atípicos como este, em que uma pandemia está sendo enfrentada, a Usina Energisa segue semanalmente disseminando e fortalecendo a cultura paraibana. Através de materiais veiculados na imprensa local ou em seu perfil na rede social Instagram (@usinaenergisa), dicas de obras e artistas são sugeridos para que a população paraibana continue consumindo estes conteúdos. Desta maneira, a Usina Energisa parabeniza e, ao mesmo tempo, presenteia João Pessoa mantendo vivo um valor imprescindível: a cultura do seu povo.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Nas redes sociais, Tovar nega desligamento do grupo Cunha Lima, mas reitera que se racha com Bruno ocorrer, ficará com Romero

O deputado estadual Tovar Correia Lima (PSDB) utilizou suas redes sociais para esclarecer recentes rumores…

16 de maio de 2024

DATA E LOCAL MARCADOS: Pré-candidatura de Inácio Falcão a prefeito de Campina Grande será lançada nesta segunda-feira

O lançamento da pré-candidatura a prefeito de Campina Grande do deputado estadual Inácio Falcão (PCdoB)…

16 de maio de 2024

Presidente do PSDB/PB reconhece que Romero ainda é o principal cabo eleitoral de CG

Na tarde desta quarta-feira (15), o deputado estadual Fábio Ramalho reconheceu em uma entrevista ao…

16 de maio de 2024

João Azevêdo entrega Ponte do Abacaxi em Itapororoca e leva melhoria ao tráfego na região

O governador também inspecionou obras de implantação de rodovia e de construção do Cidade Madura…

16 de maio de 2024

Chico Mendes abre portas para Romero e diz que grupo de João está consolidado em unir oposições em CG

Na busca pela unidade da oposição em Campina Grande, o deputado estadual Chico Mendes (PSB),…

16 de maio de 2024

Clubes gaúchos pedem paralisação total da Série C até o fim de maio

Em meio a volta da elevação do nível do rio Guaíba e previsão de piora…

16 de maio de 2024