O poeta e artesão José Nunes Filho, conhecido popularmente como Zé de Cazuza, de 94 anos, será homenageado com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
A honraria, aprovada por unanimidade pelo Conselho Universitário (Consuni) da UFPB em abril deste ano, será concedida pelo Reitor da UFPB, professor Valdiney Gouveia, na próxima terça-feira (27), às 17h, no auditório da Reitoria.
De acordo com o professor Gilmar Leite, do Departamento de Educação (DEDC) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), autor da propositura, a entrega do título ao poeta Zé de Cazuza é um reconhecimento pelos seus 50 anos dedicados à preservação do patrimônio poético do sertão e à educação das pessoas por meio da poesia.
Zé de Cazuza, natural da cidade de Monteiro, no Cariri Paraibano, também é conhecido como “Homem Gravador” por sua capacidade de memorizar versos de cantorias em uma época sem gravadores. Foi graças a essa habilidade que muitos de seus versos foram preservados, evitando que se perdessem ao longo do tempo. Além disso, a publicação do livro “Poetas Encantadores”, na década de 2000, também tornou possível a preservação, de forma física, de poemas cujos versos nunca foram documentados.
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Lucas ou Cícero? O deputado Felipe Leitão (Republicanos), atual vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba…
O ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou que o diretório nacional do Partido dos Trabalhadores…
O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) voltou a defender nesta terça-feira (16), que o Partido…
O deputado federal Wilson Santiago (Republicanos) saiu em defesa do colega paraibano Hugo Motta (Republicanos),…
O presidente da Companhia Docas de Cabedelo, Ricardo Barbosa (PSB), afirmou, nesta terça-feira (16), que,…
O prefeito de Campina Grande, Bruno Cunha Lima (União Brasil), confirmou publicamente, nesta terça-feira (16),…