A Paraíba o tempo todo  |

TV Cultura exibe hoje reportagens sobre Monteiro

O Festival de Cultura Popular do Cariri Paraibano Zabé da Loca, que aconteceu no mês de janeiro na cidade de Monteiro, proporcionou ao município, uma grande projeção midiática no cenário nacional.

A TV Cultura em sua programação nacional, no programa Metrópolis, estréia hoje o quadro Arte Brasil, que vai ao ar, no horário das 21h30 de Brasília, e 20h30 horário da Paraíba, com uma série de reportagens sobre a cultura e o povo de Monteiro. Na Paraíba, os telespectadores poderão assistir em sinal aberto pela TV Itararé, canal 14, afiliada da TV Cultura.

A produção foi realizada pelo jornalista Pedro Paulo Carneiro, Ricardo Gimenez e Roberto Lamouner, convidados da Secretaria de Cultura e Turismo. A série que tem início nessa segunda-feira vai até a quinta, dentro do programa Metropólis.

Segundo Pedro, as matérias contribuirão de forma positiva para a cidade de Monteiro, que ganha uma boa projeção nacional.

“A série tem como objetivo apresentar ao Brasil um pouco dessa linda cidade, localizada na região do Cariri paraibano. A sua gente, a sua cultura, a cidade isso será mostrada ao país. Aquilo que Monteiro tem de bom”, disse Pedro.

Matéria divulgada no site oficial da TV Cultura:

Metrópolis vasculha o sertão do Cariri e revela figuras típicas

O programa exibe uma série de reportagens sobre Monteiro, na Paraíba, com personagens pitorescos, como Zabé da Loca, uma mulher que morou dentro de uma pedra

O Metrópolis exibe, a partir do dia 1º de fevereiro, às 21h35, na TV Cultura, uma série de reportagens sobre a cultura popular da cidade de Monteiro, sertão do Cariri, na Paraíba.

O programa apresenta a origem da cidade histórica, com casarios de mais de cem anos e depoimentos marcantes de personagens locais pitorescos. Caso de Zabé da Loca, uma mulher que morou durante 25 anos dentro de uma pedra e criou seus filhos praticamente sem recursos. Aos sete anos, aprendeu a tocar pífano e hoje faz shows pela cidade.

A matéria traz outra figura bem conhecida na região: Zé de Cazuza, considerado o computador do Nordeste. Ele guarda em sua memória mais de 20 mil poemas que só existem no “hd de seu cérebro”. Lenda viva na região, Zé declama poemas, faz prosa e conta histórias da cidade de Monteiro. Já editou um livro – Poetas Encantadores –, no qual ele colocou poesias e declamações dos principais poetas do sertão do Cariri.

A série exibe ainda imagens da Mazuka, um tipo de ciranda de roda que existe há mais de 200 anos e que mistura pisada do coco, executado por crianças.
 

 

Assessoria

 

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe