A Paraíba o tempo todo  |

Trabalhos inscritos na 9ª Edição do Prêmio AETC de Jornalismo começam a ser julgados no próximo dia 30

 

No dia 30 serão julgados os trabalhos de Foto e Internet, no dia 1º de dezembro

será a vez de Rádio e Telejornalismo e no dia 02 Texto Impresso

 

Com o fim das inscrições para a 9ª edição do Prêmio AETC de Jornalismo, encerradas no último dia 12, terá início no dia 30 de novembro, o julgamento dos 246 trabalhos que concorrerão nas cinco categorias do concurso, considerado o “Oscar da Imprensa Paraibana”. De acordo com o regulamento do Prêmio, que este ano homenageia o jornalista Agnaldo Almeida, o julgamento será realizado por cinco Comissões, cada uma destinada a uma da categoria do concurso: Jornalismo Impresso-Texto, Jornalismo Impresso-Fotografia, Radiojornalismo, Telejornalismo e Jornalismo na Internet. No dia 30, serão julgados os trabalhos inscritos nas categorias Foto e Internet. No dia 1º de dezembro, a comissão julgadora escolherá os melhores trabalhos em Rádio e Telejornalismo e no dia 02, serão avaliados os trabalhos de Texto Impresso.

Todos os trabalhos inscritos serão avaliados conforme as especificidades de cada uma das modalidades e os critérios definidos de acordo com objetivo geral do Prêmio que é o de premiar os melhores trabalhos veiculados em jornais, emissoras de rádio, televisão e sites da Paraíba sobre os mais variados temas. Para o diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos de João Pessoa – AETC-JP, Mário Tourinho, o julgamento dos trabalhos inscritos no concurso será realizado levando em consideração várias características pertinentes à produção jornalística como a concisão, o desenvolvimento da narrativa, o ineditismo e o impacto das informações na formação da opinião pública, entre outros critérios.

“O julgamento do material é altamente minucioso. Os membros das comissões são todos capacitados e voltados para a área e, principalmente, sabem do objetivo geral do concurso e da responsabilidade de seu voto. Portanto, haveremos de ter, ao final de todo esse processo quinze trabalhos merecidamente premiados, pois serão de fato de grande qualidade”, disse o dirigente, observando que em Telejornalismo, por exemplo, serão analisadas a condução da reportagem, o texto, a fotografia, a abordagem, o conteúdo, etc. Já no Texto Impresso e no Texto de Internet, Mário lembra que a concisão é uma das principais qualidades, mas que naturalmente, na Internet o texto precisa ser ainda mais direto. A diagramação, no caso dos textos, não será avaliada, visto que a Comissão compreende que o item não é de responsabilidade do jornalista, nem interfere no conteúdo do material.

Na Fotografia, serão analisadas a beleza da imagem, bem como seu contexto, impacto, nitidez, jogo de luz, além, é claro, da perspicácia do fotógrafo, visto que em fotojornalismo a imagem se apresenta muito mais como flagrante. Quanto à categoria de Radiojornalismo, a narrativa, a condução do programa, o enfoque jornalístico e o ineditismo são alguns pontos avaliados.

Ainda de acordo com Mário Tourinho, o julgamento será realizado em duas etapas, sendo a primeira de avaliação de todos os trabalhos inscritos por categoria e seleção dos três melhores. A segunda etapa é a de votação dos finalistas do concurso, decidindo sobre o 1º, 2º e 3º lugares. Em caso de empate no resultado final de uma das categorias, o voto de Minerva será dado pelo diretor executivo da AETC-JP. O resultado só será divulgado no dia 15 de dezembro, na solenidade de premiação, que acontece na Maison Blu’nelle.

Comissões

As comissões de julgamento serão formadas por sete membros, sendo membros natos, o diretor executivo da AETC, Mário Tourinho e a assessora de imprensa da entidade, jornalista Eliane Sobral. Integram ainda as comissões, um representante do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba; outro representante da Associação Paraibana de Imprensa (API); um representante do Ministério Público do Estado; um representante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e um representante da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Para as categorias Radiojornalismo e Telejornalismo, as respectivas Comissões serão acrescidas de mais dois membros, sendo um representante do Sindicato dos Radialistas da Paraíba e outro representante da Associação das Emissoras de Radiodifusão da Paraíba (ASSERP).

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe