Categorias: Cultura

‘The X Factor’: cantor da PB classificado renuncia por falta de apoio

 Viver de música é um desafio diário para muitos artistas brasileiros. Compor, gravar, fazer shows e divulgar o seu trabalho tendo um retorno financeiro para se sustentar é um obstáculo difícil de ser ultrapassado por alguns. Mas, mesmo com toda a dificuldade, o cantor e compositor paraibano Emiliano Pordeus buscou o caminho mais árduo. Ele, que trabalha com música desde os 16 anos não mede esforços quando o objetivo é levar seu canto e a cultura paraibana para os quatro cantos do país.

Mas, apesar de todo o esforço para vencer pelo seu próprio mérito, Emiliano revela que há momentos em que os obstáculos se mostram grandes demais, apesar das possibilidades. Foi assim quando recentemente se inscreveu para a versão brasileira do reality show musical criado no Reino Unido e reproduzido em diversos países, The X Factor, que será apresentado na Band. Emiliano viu no reality uma oportunidade de divulgar o seu trabalho e a sua cidade (Sousa), para o restante do país e ficou muito feliz quando a produção entrou em contato com ele informando que o seu trabalho tinha sido selecionado e ele participaria das audições do programa.

Diante da oportunidade que poderia propulsar o trabalho realizado com tanto esforço e talento, começou mais uma batalha: buscar incentivo financeiro para que pudesse participar das audições, na cidade de São Paulo.

O cantor conta que procurou apoio junto a iniciativa privada e também com o poder público e que diante de tantas negativas com muita tristeza teve que renunciar da participação no programa.

“A produção da TV Bandeirantes entrou em contato comigo para que eu fosse a São Paulo, visando que eu me submetesse a certas regras do edital, caso contrário resultaria na minha eliminação. Como não conto com muitos recursos financeiros procurei incentivo da prefeitura aqui da cidade mas infelizmente não consegui nada. Também entrei em contato com alguns deputados que só me fizeram promessas” declarou.

Triste com a situação, Emiliano disse ter sentido na pele o quanto a política e os apoios políticos ainda falam mais alto em algumas cidades, principalmente no interior do estado em detrimento a outros tantos pontos importantes como cultura, saúde e educação.

“Moro em Sousa, cidade enraizada da politica mais mesquinha e vingativa. Aqui quando se busca um apoio há sempre um interesse em contrapartida. Cultura no nosso Município equivale a voto, ou seja, se você não vota, não tem cultura. Cultura em Sousa somente é posto de “empreguismo”, desabafou.

Ele lamentou ter que declinar da oportunidade e destacou a falta bom senso de alguns políticos paraibanos.

“Minha dignidade não tem preço. Digo sempre aos meus amigos e aos meus fãs: ‘Posso perder um palco, uma plateia, no entanto, a minha ética e a minha forma de pensar e ser são intocáveis, porque talento não se compra’. Eu precisava somente do bom senso por parte do Poder Público mas infelizmente não arrecadei nada, mas arrecadei algo de maior valia e satisfação que foi a solidariedade do povo da minha cidade, estes mesmos propuseram a contribuir financeiramente, mas claro, não é justo. Abominável é o comportamento quanto à cultura do Poder Público em Sousa” pontuou.

O cantor ainda externou a tristeza por ter visto uma grande oportunidade escorrer pelos dedos.

“Meu sentimento em não participar deste grande evento é de tristeza, não somente para mim como artista, mas tristeza perante a cidade de Sousa, tristeza para os meus colegas artistas sousenses, tristeza para o município órfão de cultura, tristeza por saber da politicagem deficiente e incapaz, tristeza por saber que Sousa deixou de ser difundida e noticiada por conta da ignorância política e administrativa, mas diante de tudo isso, vou cantar e compor à beleza da vida” concluiu.

Paraibanos em realities

Reality shows são a porta de entrada de muitos artistas no circuito nacional e muitos paraibanos já participaram de programas musicais tendo suas carreiras alçadas a voos mais altos. Alguns exemplos são a banda Os Gonzagas que chegou à semifinal da segunda temporada do SuperStar, na Rede Globo e Lucy Alves que participou da final do The Voice Brasil e hoje estrela a novela Velho Chico em horário nobre na mesma emissora.

 

Foto: Saulo Dannylck

PB Agora

Últimas notícias

VÍDEO: cantora paraibana Roberta Miranda compra pipocas de ambulante e distribui no centro do Recife

A cantora paraibana Roberta Miranda tornou muito mais alegre o carnaval de uma jovem ambulante…

16 de fevereiro de 2026

Criança de cinco anos morre após se afogar em piscina, em João Pessoa

Uma tragédia abalou o carnaval de uma família no bairro do Valentina, na Zona Sul…

16 de fevereiro de 2026

Pão e circo lulopetista e ódio aos evangélicos

O desfile da Acadêmicos de Niterói foi uma clara propaganda política com dinheiro público em…

16 de fevereiro de 2026

Polícia encontra corpo de homem às margens do Rio Sanhauá, em Bayeux

No final da manhã desta segunda-feira (16), a polícia foi acionada após pescadores encontrarem o…

16 de fevereiro de 2026

Jovem é assassinado a tiros após ser atacado por dupla em motocicleta na madrugada desta segunda-feira em JP

Na madrugada desta segunda-feira (16), um jovem de 27 anos foi morto com vários disparos…

16 de fevereiro de 2026

Feridos em ataque a tiros na Grande JP seguem internados; três pessoas morreram e cinco suspeitos foram detidos

Três das seis pessoas que foram feridas em ataque a tiros durante uma festa em…

16 de fevereiro de 2026