A Paraíba o tempo todo  |

Tecnobrega é trilha sonora da periferia de Belém do Pará

Surgido em Belém do Pará no início desta década, o tecnobrega e suas variações, como o eletromelody, é uma síntese da mistura da música eletrônica e da cultura de DJs com a canção romântica brasileira, o pop internacional, o calypso e outros ritmos tradicionais do norte do país.

O principal meio de divulgação do gênero são os bailes organizados pelas “aparelhagens”, equipes de som que competem pela atenção do público tanto por meio do áudio como com cenários de palco mirabolantes e shows de efeitos especiais e iluminação.

Levando às últimas consequências o mote do “faça você mesmo”, o tecnobrega passa longe da indústria fonográfica. Os sucessos são produzidos rapidamente, em estúdios caseiros, e utilizam frequentemente samples e melodias de canções de sucesso –como “Billie Jean”, de Michael Jackson. A distribuição então é feita por meio de uma espécie de pirataria autorizada em que as faixas são distribuidas aos camelôs locais, que as vendem ao público a preços populares na forma de coletâneas em CD-R.

Entre os destaques do tecnobrega estão nomes como DJ Vassoura, Viviane Batidão, Banca do Fala Sério, Banda Djavú e outros. Ouça uma seleção com músicas tecnobrega na Rádio UOL.

O universo do tecnobrega foi retratado em vídeo no documentário “Brega S/A”, de Vladimir Cunha e Gustavo Godinho, que pode ser visto no player abaixo. Gravado entre os anos de 2006 e 2009, o filme mostra como o tecnobrega se tornou a trilha sonora da periferia de Belém do Pará.

UOL

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe