A Paraíba o tempo todo  |
PUBLICIDADE

Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, completa 60 anos de história; impulsionador da produção cultural

Um templo da cultura. Palco de grandes apresentações. E espetáculos memoráveis. Um prédio imponente, com formato diferenciado e a estrutura arquitetônica que chama atenção por abrigar a memória cultural da cidade. O Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande, completa nesta quinta-feira (30) 60 anos de história, impulsionando a produção cultural.

Construído por Severino Bezerra Cabral, prefeito de Campina Grande que deu nome ao teatro, a inauguração do TMSC foi feita às 10h do dia 30 de novembro de 1963, reunindo centenas de pessoas. Durante seis décadas, o teatro serviu a produções artísticas locais, regionais, nacionais e internacionais.

Com um projeto arquitetônico moderno assinado pelo arquiteto e engenheiro civil Geraldino Pereira Duda, o prédio é inspirado em um bico de flauta, possuindo uma área edificada de 4.816 m² e capacidade para mais de 600 pessoas. Além do palco principal, a Casa de Espetáculos conta também com o mini teatro Paulo Pontes, a Galeria de Artes Irene Medeiros, um hall de eventos, varanda, sala de cursos, biblioteca e outros espaços que podem ser utilizados para a produção artística no município.

Na época, segundo registros históricos preservados pelo próprio local, o teatro surgiu após movimentações de um grupo de artistas amadores locais, que reivindicavam a construção de um espaço alternativo aos cineteatros Capitólio e Babilônia.
A estrutura, fruto da visão futurista de Severino Cabral, chama a atenção de quem passa pela região central da Rainha da Borborema por seu formato de um apito ou bico de flauta, uma referência ao conceito da arquitetura moderna, presente na obra assinada pelo arquiteto Geraldino Duda.

Campina Grande recebeu, além de um de seus mais simbólicos prédios, um teatro que viria nomes como Fernanda Montenegro e subir em seu palco, e outros como Lourdes Ramalho e Eneida Agra Maracajá, ganharem enorme projeção a partir das atividades desenvolvidas nele.


Na inauguração, o Teatro Municipal Severino Cabral promoveu sua primeira apresentação artística com o ator José de Vasconcelos, um dos mais importantes humoristas da rádio brasileiro na época. Pessoas de várias partes viajaram para Campina Grande para ver de perto o municipal.

Em 60 anos de história, o Severino Cabral passou por algumas mudanças estruturais. A primeira delas em 1975, e a segunda em 1988, com a conclusão definitiva do projeto. Mais recentemente, em 2010, uma nova reforma estrutural aconteceu.
No final da década de 1970, o térreo do teatro recebeu a instalação do Mini Teatro Paulo Pontes, que disponibiliza 80 lugares para realização de espetáculos de menor porte.

O atual diretor do teatro, professor e produtor cultural Carlos Alan Peres, afirma que diversas inovações, não somente de ordem estrutural, foram observadas no espaço ao longo das últimas seis décadas. Mudanças estas que formaram o Teatro Municipal Severino Cabral visto hoje.

Em 60 anos, o Teatro já foi palco de grandes eventos que compõem não somente o calendário cultural de Campina Grande, como também ajudam a projetar a cidade no cenário à nível regional.

Eventos como o Festival de Inverno de Campina Grande (FICG) e o Festival Internacional de Música de Campina Grande (FIMUS) acontecem anualmente no Severino Cabral. Atividades da Exposição Armorial, que passou por Campina Grande com obras de Ariano Suassuna.

Em comemoração aos 60 anos de inauguração, o Teatro Municipal Severino Cabral vai receber o musical ‘Superstar’, baseado na ópera rock Jesus Christ Superstar.
A obra é sobre a relação entre Jesus e Judas, será encenada em um espetáculo fruto do projeto de Residência Artística, por meio do qual artistas de teatro, música e dança aprofundam seus conhecimentos e habilidades.

Severino Lopes
PB Agora

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe