Categorias: Cultura

Sepultamento de Vital Farias é realizado nesta sexta-feira, na cidade de Taperóa

PUBLICIDADE

“Não se admire se um dia / Um beija-flor invadir / A porta da sua casa / Te der um beijo e partir / Fui eu que mandei o beijo / Que é pra matar meu desejo / Faz tempo que eu não te vejo / Ai que saudade de ocê”.

O cantor e compositor Vital Farias será realizado no fim da tarde desta sexta-feira (7), no município de Taperóa, Sertão do estado.

 O velório do artista ocorreu na casa funerária São João Batista, no bairro de Tambiá, em João Pessoa, e foi finalizado por volta das 7h de hoje.

  Com a chegada do cortejo em Taperoá, haverá uma homenagem a Vital Farias, que será sepultada às 16h.

 Ícone da música paraibana, Vital Farias morreu ontem (06/02), no Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita, na Grande João Pessoa. O artista tinha 82 anos e era natural de Taperoá, no Cariri paraibano. Ele sofreu um infarto agudo do miocárdio, ontem (5), tendo sido internado e submetido a exames e procedimentos de emergência, segundo informou a assessoria do hospital. 

 Vital participou de diversos festivais de música, onde suas canções ecoaram como hinos de resistência e poesia. Sua música ‘Toada do Ausente’ foi premiada no Festival MPB Shell, em 1980, e se tornou um marco em sua carreira. Ele também colaborou com grandes nomes da música brasileira, como Elba Ramalho, Zé Ramalho e Fagner, além de ter sido homenageado em eventos culturais por sua contribuição à música nordestina.

Vital Farias sempre foi conhecido por seu engajamento político. Durante a ditadura militar, suas canções carregavam críticas sociais e políticas, refletindo sua visão de mundo e seu compromisso com as causas populares. Ele foi filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e apoiou diversas causas progressistas ao longo da vida.

Seu profundo amor pela Paraíba sempre foi explícito, terra esta que inspirou grande parte de sua obra. Em suas músicas e poesias, ele retratou a beleza e as dificuldades do sertão, celebrando a cultura e a resistência do povo nordestino. Suas canções, como Ai Que Saudades de Oce, Canção em dois tempos (Era casa, Era Jardim), Veja (Margarida), Sete Cantigas Para Voar, e Saga da Amazônia emocionam gerações até hoje.

Vital Farias recebeu diversas homenagens ao longo da vida, incluindo títulos de cidadania honorária e reconhecimento em festivais de música. Sua obra continua a inspirar novos artistas e a encantar o público, mantendo viva a cultura nordestina .

Artistas como Elba Ramalho,  Zé Ramalho, Amelinha entre outros, prestaram homenagem ao artista e lamentaram a morte do paraibano.

A Secretaria de Estado da Cultura da Paraíba prestou homenagem em rede social: “A Paraíba perdeu hoje uma de suas vozes mais marcantes, um de seus poetas mais sensíveis”.

A pasta exaltou o trabalho de Vital Farias e cita que suas composições e músicas “marcaram época” e “foram gravadas e regravadas por cantores de todo o Brasil e que deixaram mensagens profundas, duradouras e fortes ao longo das décadas”.

PB Agora

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

Zona Azul na orla de João Pessoa está prevista para começar a funcionar em fevereiro; permanência será de 6h

O sistema rotativo de estacionamento em vias públicas de João Pessoa, Zona Azul, será implantado…

6 de janeiro de 2026

Gustavo Feliciano se reúne com outros ministros do Governo e alinha ações de fortalecimento ao turismo

O ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, participou nesta segunda-feira (5), em Brasília, de uma série…

6 de janeiro de 2026

João Azevedo vê com naturalidade crescimento de apoios ao projeto de Nabor Wanderley ao Senado: “Tá dando muito certo”

O governador da Paraíba e pré-candidato ao Senado, João Azevedo (PSB), avaliou com naturalidade o…

6 de janeiro de 2026

Bolsonaro teve traumatismo craniano leve, diz médico

O cirurgião Cláudio Birolini, responsável pela saúde de Bolsonaro, disse à CNN Brasil nesta terça-feira (6) que o…

6 de janeiro de 2026

Governo deve anunciar novo aumento e convocar primeiros aprovados no concurso da Educação no final de janeiro

A expectativa dos aprovados no último concurso da Educação realizado pelo Governo da Paraíba deve…

6 de janeiro de 2026

Acusados de roubo de veículo no bairro do Altiplano são presos durante ação policial

A Polícia Civil da Paraíba prendeu, nesta terça-feira (6), os suspeitos de envolvimento no roubo…

6 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464