Integrantes da equipe brasileira de arco e flecha que representará o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, a carioca Fátima Rocha e a paulistana Sarah Nikitin buscaram inspirações, no mínimo, inusitadas para ingressar na carreira e conseguir, hoje, o sucesso que vivem no esporte.
A escolha menos usual pode ser atribuída a Sarah. A atleta, fã da trilogia cinematográfica e dos livros sobre o Senhor dos Anéis, se encantou com o elfo Legolas , que nas histórias possui imortalidade e mostra muita destreza e habilidade com seu arco e flecha, matando diversos inimigos.
Com apenas 14 anos, Sarah resolveu ler sobre Legolas e descobriu que o tiro com arco era um esporte. “Eu comecei lendo uma reportagem sobre os elfos e na revista tinha um endereço de uma escola de arco e flecha. Na época, eu nem sabia que era um esporte”.
Quando começou a praticar, Sarah se viu um pouco na pele do personagem do Senhor dos Anéis. “Hoje em dia vejo muita distância com os elfos, mas no começo sim, quando eu estava aprendendo, eu via semelhanças. Foi uma brincadeira de criança que acabou virando esporte”, afirmou a atleta, que em julho de 2011, na seletiva para os Jogos Pan-Americanos, tornou-se a primeira brasileira a romper a barreira dos 1,3 mil pontos (1.305).
Já Fátima Rocha, 43 anos, disse que a luz para começar o arco e flecha surgiu quando ainda era pequena. “Eu sou do signo de sagitário. Tinha uns cinco, seis anos, quando eu soube que o símbolo do signo era um centauro arqueiro. Porém, na época, não conhecia onde fazer. Após algum tempo, eu descobri um clube no Rio que tinha uma escolinha”.
Formada em design de produtos e professora em uma faculdade no Rio de Janeiro, Fátima afirma que é difícil conciliar sua profissão com o esporte. “Parei por um tempo, mas há treze anos resolvi voltar e já são quatro disputas dos Jogos Pan-Americanos. É difícil conciliar, mas nós conseguimos”.
Criador de falcão e cozinheira
Além das formas inusitadas de se começar a profissão, outros membros da equipe também tem profissões paralelas totalmente distintas da modalidade. É o caso de Gustavo Trainini, um dos mais experientes do grupo. O arqueiro tem como trabalho principal treinar falcões, inclusive com um criadouro dentro da sua própria casa, regulamentado pelo Ibama.
“Fora o arco e flecha eu sou biólogo. A gente ensina os falcões para diversas formas, desde educação ambiental nas escolas como, também, trabalhamos com eles treinados dentro de aeroportos para espantar as aves, que aparecem na pista e podem colidir com aeronaves”, disse Gustavo. “Controlar um falcão é muito mais fácil. Arco e flecha é um dos esportes mais difíceis do mundo”, completou o atleta.
Terceira integrante da equipe feminina, Michelle Acquesta é formada em gastronomia. “Me formei ano retrasado, mas estava bem no momento de focar no arco e flecha. Mas pretendo voltar daqui a pouco, quem sabe fazer uma especialização fora do Brasil”, disse a arqueira cozinheira, que conta suas especialidades. “Eu cozinho mais em casa para os meus amigos e família. Gosto de fazer massas, risotos e alguns doces”. Pan 2011 no Terra
O Terra transmitirá simultaneamente até 13 eventos, ao vivo e em HD, dos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara via web, tablets e celular. Com uma equipe com mais de 220 profissionais, a maior empresa de Internet da América Latina fará a mais completa cobertura da competição que será realizada de 14 a 30 de outubro, trazendo, direto do México, a preparação de atletas, detalhes da organização e toda a competição, com conteúdo em texto, fotos, vídeos, infográficos e muita interatividade. Nas redes sociais, você acompanha a cobertura dos Jogos na fanpage do Terra, e confere os bastidores em tempo real no Facebook e no Twitter.
Terra
O estado da Paraíba teve 21.863 pessoas aprovadas na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada…
Bloco sai neste sábado (7), a partir das 19h, homenageia o jornalista Walter Santos e…
Na abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) nesta quinta-feira (5), a…
O deputado federal Hugo Motta, presidente da Câmara dos Deputados e do Republicanos na Paraíba,…
O vereador Guga Pet (PP) estreou na bancada de oposição ao prefeito Cícero Lucena durante…
Em conversa com a imprensa, nesta quinta-feira (05), logo após a mensagem na abertura dos…