A Paraíba o tempo todo  |

Sebrae prorroga inscrições para Prêmio MPE Brasil – Ciclo 2009

 

 

Empresas paraibanas podem se inscrever até o dia 14 de setembro

 

Melhorar a gestão, tornar a empresa mais competitiva e ainda elevar a sua auto-estima com o reconhecimento nacional por meio de um prêmio. Essas são algumas das vantagens para as empresas paraibanas que concorrem ao Prêmio MPE Brasil – Ciclo 2009, que chega este ano à 10ª edição. As inscrições do prêmio foram prorrogadas e podem ser realizadas até o dia 14 de setembro. Até agora o Sebrae já inscreveu 195 empresas e as demais interessadas devem fazer a inscrição gratuitamente, através de preenchimento do formulário disponível no site www.premiompe.sebrae.com.br.

 

De iniciativa do Sebrae em parceria com o Movimento Brasil Competitivo e a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), no Ciclo de 2008, mais de 100 empresas paraibanas chegaram a fazer inscrição na etapa estadual e a expectativa é de elevar este número para cerca de 250 empresas em 2009. “O grande número de inscritos prova o interesse das micro e pequenas empresas paraibanas na busca por indicadores de qualidade”, avalia a gestora do MPE Brasil no Sebrae Paraíba, Cláudia Pereira, ao acrescentar que um dos pontos importantes da participação no prêmio é que os empresários recebem um relatório que aponta aspectos positivos e outros que precisam ser melhorados na empresa.

 

Cláudia explicou que o primeiro passo para participar do prêmio é o preenchimento do questionário e envio da auto-avaliação. “Numa segunda fase, a empresa é avaliada por consultores gratuitamente e ainda recebem um relatório completo mostrando os pontos fortes e as oportunidades de melhoria e orientações práticas de como melhor gerenciar os custos de pessoal, telefone, energia e água”, frisou.

 

O reconhecimento das empresas pelo MPE atua também como fator potencializador de um ambiente favorável à disseminação de um maior número de empresários que buscam constantemente uma gestão de qualidade. Segundo a gestora, no ambiente de concorrência e competitividade acirrada que vivemos “é de fundamental importância que as empresas repensem suas práticas e princípios de gestão como forma de manter a sua sustentabilidade no mercado”, orienta.

 

Podem participar do Prêmio MPE empresas que possuam receita bruta anual de até R$2.400.000,00, referente à atividade produtiva; que tenham completado pelo menos um ano fiscal; que tenham domicílio fiscal no estado da inscrição e que comprovem regularidade fiscal e tributária. Os interessados podem se inscrever nas seguintes categorias: indústria, comércio, serviços de turismo, serviços de saúde, serviços de educação, serviços de tecnologia da informação, serviço rural e outros não especificados nas outras categorias.
 

Casos de Sucesso – Um dos resultados imediatos na primeira colocação do Prêmio MPE – Ciclo 2008, na categoria Comércio, para a empresa Disk Baterias foi a elevação da auto-estima dos funcionários. Segundo Walter Vieira, proprietário empresa, o prêmio “motivou ainda mais os 12 colaboradores a cumprirem suas metas de qualidade, envolvendo desde atendimento ao cliente, passando pela entrega dos produtos com maior agilidade e eficiência e chegando até mesmo nos custos como o gasto de combustível por quilômetro rodado. Essa mudança desde o prêmio já é visível na empresa”, reforçou.

 

Para o sócio proprietário da clínica odontológica Orto Estética, Manoel Alvino, o MPE Brasil além de “agregar valor à empresa, conscientiza o empresário sobre ferramentas mais eficazes de gerenciar uma empresa e traz orientações importantes às vezes imperceptíveis aos proprietários, mas que faz diferença a cada mês”, lembrou Alvino que confirmou a inscrição da empresa no Prêmio MPE ciclo 2009.

 

Além de aconselhar outras empresas paraibanas participarem do prêmio, Alvino citou alguns instrumentos realizados no processo de avaliação que acabam surtindo efeito em tomadas de decisões no dia-a-dia. “São coisas simples no cotidiano da empresa que a tornam mais eficiente no seu gerenciamento somando pontos para indicadores de qualidade”, comenta o empresário que no ano passado levou a Orto Estética a ser uma das finalistas na etapa estadual.

 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe