A Paraíba o tempo todo  |

Sarau abre espaço para novos poetas no Augusto das Letras

Novos poetas, escritores experientes, atores e apaixonados pela oralidade vão se encontrar, a partir desta terça (23), no Sarau Literário do Augusto das Letras, sempre a partir das 17h, sob o comando da atriz e performer Suzy Lopes. A ideia é aproximar a poesia feita na Paraíba dos poetas debatidos em cada dia e seus respectivos universos. Os saraus serão realizados até o próximo sábado (28), alternadamente na Academia Paraibana de Letras e no Centro Cultural Joacil de Brito Pereira.

A atriz Suzy Lopes preparou um roteiro para as cinco apresentações em que serão privilegiadas, em cada dia, a produção de Augusto dos Anjos, Carlos Drumond de Andrade, Castro Alves, Jomar Moraes Souto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes. “A ideia foi organizar o sarau a partir desses poetas, mas nós vamos provocar o público a recitar poesias que também se aproximem do universo desses poetas, sejam próprias ou de outros escritores”, frisou.

A importância do Sarau Literário dentro da programação do Augusto das Letras, na opinião de Suzy Lopes, contribui para o fomento da literatura em uma perspectiva de incentivar a cultura através de política pública. “João Pessoa tem essa vertente de cidade que respira poesia e as pessoas sentem essa necessidade de recitá-la e de festejar tanto a cidade quanto os elementos contidos na poesia. A ideia do Sara Literário é um reconhecimento do poder público de que é preciso garantir mais um espaço para que os poetas e artistas se reúnam, troquem experiências e divulguem seus trabalhos”, afirmou.

No comando do Sarau Literário, Suzy Lopes ‘oxigena’ as apresentações com a experiência adquirida nos palcos de teatro e nas gravações de filmes. Mas, esse é um retorno que ela também leva da expressividade provocada pela poesia para as artes cênicas. “No Sarau eu não sou uma personagem. É a minha percepção de como colocar a voz, movimentar o corpo e os sentidos diante daquelas poesias e textos, e isso eu também levo como experiência para o teatro”, reforçou.

Durante os cinco dias de Sarau Literário, o espaço será aberto não só para recitar poesia, mas à improvisação, teatro e dança. “O fato de não existir um formato preso do Sarau é o que mais fascina e encanta as pessoas. Vamos recitar muita poesia, mas o espaço para as outras manifestações que surgem a partir da poesia é bem vinda. Essa liberdade de manifestação artística inquieta, encanta e instiga o público”, enfatizou.

Verso e Prosa – Desde abril de 2005, Suzy Lopes comanda o Sarau Café em Verso e Prosa no Café Empório, em Tambaú. A iniciativa surgiu de forma despretensiosa apenas para marcar a despedida da atriz Mayana Neira, que iria tentar a carreira artística em São Paulo. O resultado deu tão certo que, dois meses depois, a ideia se transformou no projeto realizado até hoje.

Augusto das Letras – 2013

Período: 23 a 28 de setembro (segunda-feira a sábado)
Tema: Oito Poetas de Sempre

Os poetas são: Augusto dos Anjos, Carlos Drummond de Andrade, Castro Alves, Jomar Moraes Souto, Manuel Bandeira, Mário Quintana, Paulo Leminski e Vinícius de Moraes.

Programação

Terça-feira (24) – Academia Paraibana de Letras. Rua Duque de Caxias, 25137, Centro.
17h – Sarau Literário – Paulo Leminski

Quarta-feira (25) – Centro Cultural Joacil de Brito Pereira. Praça Dom Adauto, 13, Centro.
17h – Sarau Literário – Manuel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade

Quinta-feira (26) – Academia Paraibana de Letras. Rua Duque de Caxias, 25137, Centro.
17h – Sarau Literário – Castro Alves e Augusto dos Anjos

Sexta-feira (27) – Centro Cultural Joacil de Brito Pereira. Praça Dom Adauto, 13, Centro.
17h- Sarau Literário – Jomar Moraes Souto e Mário Quintana

Sábado (28): Academia Paraibana de Letras. Rua Duque de Caxias, 25137, Centro.
17h – Sarau Literário – Vinícius de Moraes

 

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe