A Paraíba o tempo todo  |

São João fora de época de JP atrai 30 mil pessoas

Com o objetivo de reviver os ares das festas juninas, milhares de pessoas prestigiaram os dois dias do “São Jampa Sul”, o primeiro São João fora de época da capital, promovido pelo vereador Evandro Sérgio (PRP), no bairro do Valentina de Figueiredo na última sexta (24) e sábado (25). Diante de uma grande estrutura montada em frente ao Parque Cowboy, crianças, adultos e famílias inteiras se divertiram ao som de bandas de forró e de quadrilhas juninas que realizaram suas evoluções num pavilhão instalado especialmente para elas. Além das atrações musicais e das quadrilhas, o evento também contou com a presença de cerca de 35 barraqueiros, que se estabeleceram em toda a extensão do evento, oferecendo ao público desde bijuterias até comidas típicas e bebidas. O evento, que não registrou nenhuma ocorrência de violência, contou ainda com a presença de outros parlamentares que prestigiaram a iniciativa do vereador que sempre se inquietou com a carência de eventos culturais na zona sul da cidade.

Calcula-se que pelo menos 30 mil pessoas passaram pelo evento neste fim de semana e tiveram a oportunidade de brincar o São João outra vez e em grande estilo. Em frente ao Parque Cowboy foi montado um palco com dimensões de 12m de frente por 8m de fundo, onde as bandas de forró “Arreios de Prata” e “Bota Pra Gerar” se apresentaram na primeira noite e as bandas “Balanço Quente” e “Forró Bolado” na noite do sábado. Simultaneamente à apresentação musical, quadrilhas realizaram suas exposições num pavilhão mais adiante. A festa foi encerrada por volta da meia noite por conta da legislação que determina esse horário como limite.

O primeiro dia de São João fora de época da capital teve início às 21h, quando a banda “Arreios de Prata” tomou conta do palco e animou o público, que dançou ao som de novos e antigos sucessos. O público também admirou a apresentação das quadrilhas, que realizaram um espetáculo à parte. Para Késia dos Santos, moradora do Valentina, essa foi uma ocasião única. “Aqui nunca tem eventos e ver as quadrilhas na porta de minha casa é maravilhoso”, afirmou Késia, acompanhada da filha de 8 anos. “Eu que não viajei no São João, estou aproveitando agora”, completou.

A primeira quadrilha a se apresentar foi a “Nova Geração”, seguida pela hexacampeã paraibana, “Lampião”, que causou grande contemplação popular ao irradiar a poesia sertaneja do bando de Maria Bonita e Lampião. Na segunda noite mais oito quadrilhas se apresentaram, encantando milhares de pessoas, que encontraram uma legítima festa matuta no próprio bairro onde residem.

A iniciativa do vereador Evandro Sérgio foi bastante comemorada pelos moradores, que afirmaram reconhecer a festa como um sinal de mudança. “O Valentina sempre foi muito acanhado de eventos, mas agora eu já vislumbro algumas mudanças, graças ao vereador que está colocando o Valentina no mapa, não apenas pelos eventos, mas também pela vontade de realização que ele demonstra possuir”, destacou a moradora Elaine Cristiane da Rocha.

O morador do bairro José Américo, George Ricardo Bezerra relembrou outro evento realizado pelo vereador. “O Carnaval do Sol que Sérgio promoveu eu vim e foi ótimo. Os eventos promovidos por ele sempre são bons porque são tranqüilos. Dá para trazer a família toda. Agora estou aqui no São João e devo comparecer a outros que ele fizer também”, disse George

O deputado estadual João Gonçalves (PSDB), que esteve presente no palco ao lado do vereador e em companhia de outros vereadores, prestigiando a iniciativa, parabenizou Evandro Sérgio pela iniciativa. Para ele, Sérgio tem sido um expoente para o bairro. “O vereador está de parabéns pela coragem de realizar esse evento. Ele que sempre brigou pelo Valentina, sempre reivindicando melhorias para o bairro”, declarou o deputado.

Segundo Evandro Sérgio, a realização da festa objetivou alcançar, principalmente, toda a região sul da capital que é bastante carente de eventos. “Apesar de todo o sacrifício, tudo deu certo e o evento saiu. Durante minha campanha para vereador eu afirmei que iria realizar esse evento e cumpri com minha palavra”, destacou o vereador, que anunciou ainda o Reveillon do Sol, outro evento a ser promovido por ele no fim do ano na praia que leva o mesmo nome.

A barraqueira Josilene Brito da Nóbrega, ao ouvir o anúncio do vereador já se antecipou dizendo que estará lá. “Eu vou trabalhar no Reveillon também”, disse Josilene. “Estou adorando este evento porque dependo disso para viver. A atitude do vereador me alegra muito porque é mais uma oportunidade de trabalho para as pessoas que como eu atua na informalidade”, afirmou Josilene, uma dentre os 35 barraqueiros que estavam na festa.

O último dia do São João fora de época transcorreu tranquilamente, com as apresentações das bandas “Balanço Quente” e “Forró Bolado”, além de oito quadrilhas que se apresentaram no pavilhão. Segundo a Polícia Militar, apesar da grande quantidade de pessoas que circularam em cada noite da festa, nenhuma ocorrência de violência foi registrada devido ao reforço na segurança solicitada pelo gabinete do vereador. O vereador agradeceu ao integrantes do 5° batalhão da PM, que realizou um excelente trabalho. Além disso, graças às solicitações encaminhadas à STTrans, um esquema especial de ônibus, no reforço das linhas tetéu foi realizado. No encerramento o vereador agradeceu os apoios recebidos, em especial à Prefeitura Municipal de João Pessoa, que cedeu o palco.
 

Assessoria

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe