A Paraíba o tempo todo  |

São João de João Pessoa continua nesta segunda-feira

O São João da Capital apresenta, a partir das 19h, desta segunda-feira (24), as bandas Os Fulano e Cabruêra, Dejinha de Monteiro e Jorge de Altinho, na programação dos festejos juninos da cidade, que este ano homenageia o Centenário de Jackson do Pandeiro.

Para abrir a programação da noite, um tributo a Jackson do Pandeiro com as bandas Cabruêra e Os Fulano, juntas no projeto ‘Jackson Racional e os Afrobatuques’, uma revisita a parte menos conhecida do repertório do artista paraibano. Nos anos 1970 ele gravou canções que mostram a influência da ‘Cultura Racional’, pregada pela “Universo em Desencanto”, assim como frequentou terreiros de Candomblé e chegou a compor e gravar músicas com essa temática, na década de 1950.

A Cabruêra, formada por Arthur Pessoa (voz, pandeiro e violão), Pablo Ramirez (bateria e percussão), Eddy Gonzaga (baixo) e Léo Marinho (guitarra), realizou diversas turnês pela Europa, EUA e África e teve quatro álbuns lançados no exterior. Já a banda Os Fulano, formada por Lucas Dan (sanfona), Jader Finamore (cavaquinho), Betinho Lucena (triângulo) e Thiago Melo (zabumba), tem dois discos gravados e já se apresentou em palcos voltados à música nordestina.

Depois vem Dejinha de Monteiro, que sobe ao palco pouco antes das 21h, e vai animar o público com muito forró, cantando músicas autorais como ‘Amor e saudade’, ‘Viver de aparências’ e outras que foram sucessos nas vozes de vários artistas, a exemplo de ‘O canto da ema’ (Jackson do Pandeiro), ‘Não chores mais’ (Gilberto Gil) e ‘Olha pro Céu’ (Luiz Gonzaga).

Cantor, compositor e instrumentista, Dejinha de Monteiro lançou 34 discos e um DVD – gravado no ano passado e lançado este ano – e tem composições gravadas por Flávio José, Banda Magníficos – para quem produziu um disco –, Novinho da Paraíba, Caju e Castanha dentre outros artistas. Ele já se apresentou ao lado de grandes nomes da música brasileira, como Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro, Trio Nordestino, Os 3 do Nordeste, as Irmãs Galvão.

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe