Categorias: Cultura

Salão do Artesanato será aberto neste domingo em Campina Grande

PUBLICIDADE

 Com o tema “Das águas que renovam a esperança nasce o desenvolvimento”, a 26ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba será aberta neste domingo (18), às 19h, em Campina Grande.

O evento, que ocorrerá até o dia 2 de julho, mostrará o melhor do artesanato paraibano, além de atrações culturais, como teatro de bonecos e danças folclóricas ao som do autêntico forró pé de serra, xaxado e baião.

A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde)/Programa do Artesanato da Paraíba (PAP).

De acordo com a organização do Salão do Artesanato, a expectativa é que o evento receba um público de, no mínimo, 50 mil visitantes, com vendas que devem chegar a R$ 1 milhão. Ao todo, participam do Salão 333 artesãos, selecionados por meio de Edital de Chamamento Público. São oito regiões representadas, equivalentes a 80 municípios paraibanos, beneficiando mais de duas mil pessoas.

 

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, destaca que a realização do evento neste período do ano é muito esperada, já que coincide com as festividades juninas.

“As festividades juninas são o símbolo da cultura nordestina, da cultura paraibana. Isso, sem dúvidas, acaba beneficiando o Salão do Artesanato, que oferece à população do Estado, aos turistas, produtos muito representativos de nossa identidade cultural”, explicou.

Quem visitar o Salão do Artesanato, realizado durante o Maior São João do Mundo, poderá ouvir o melhor do forró, xaxado e baião, além de MPB. Teatro de bonecos e danças folclóricas também fazem parte das atrações culturais da 26ª edição do evento.

“Além disso, teremos desfiles de Moda PAP, um projeto do PAP que objetiva apresentar a moda de forma autêntica, mostrando as tipologias de fios existentes no Programa do Artesanato, a exemplo da renda renascença, do fuxico e do bordado”, completou Lu Maia.

O tema – O tema desta edição – “Das águas que renovam a esperança nasce o desenvolvimento” – faz homenagem à transposição das águas do Rio São Francisco, promessa de uma vida melhor para os paraibanos, com cerca de 90% dos municípios em estado de emergência.

“Essa água também traz esperança para o nosso artesão, com grande parte deles vivendo em regiões de seca muito forte, tendo dificuldades para elaborar seus produtos à base de argila, por exemplo. Por isso, a escolha do tema”, acrescentou a gestora do PAP.

Redação com assessoria

 

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Dinho descarta tese de dois Ribeiros na majoritária e endossa nome de João para 2026: “É o meu senador”

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), Dinho Dowley, em entrevista nesta sexta-feira…

26 de abril de 2024

Sem Romero no páreo, nenhum nome da oposição, até agora, figura com potencial para vencer Bruno em CG, aponta enquete

Se não Romero, quem? Ninguém. Pelo menos é assim que pensam os internautas quando questionados…

26 de abril de 2024

Presidente do Podemos de CG diz que não existe movimentação na legenda para lançar Romero candidato a prefeito

O presidente do Podemos em Campina Grande, Alcindor Vilarim, declarou desconhecer quaisquer movimentos do deputado…

26 de abril de 2024

Fim da novela ou não? Presidente municipal do PT de João Pessoa expressa apelo por estabilidade política em prol da chapa proporcional

O presidente municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) de João Pessoa, Marcos Túlio, lançou um…

26 de abril de 2024

“Fruto de muito investimento”, diz governador sobre posição da PB em ranking das melhores estradas do país

O governador da Paraíba, João Azevêdo, destacou o excelente desempenho das estradas do estado, que…

26 de abril de 2024

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’

O Sabadinho Bom deste final de semana vai ser comandado pelo grupo Os Mulatos que…

26 de abril de 2024