Categorias: Cultura

Salão do Artesanato começa domingo

PUBLICIDADE

Com o tema “Das águas que renovam a esperança nasce o desenvolvimento”, a 26ª edição do Salão do Artesanato da Paraíba será aberta neste domingo (18), às 19h, em Campina Grande. O evento, que ocorrerá até o dia 2 de julho, mostrará o melhor do artesanato paraibano, além de atrações culturais, como teatro de bonecos e danças folclóricas ao som do autêntico forró pé de serra, xaxado e baião. A realização é do Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde)/Programa do Artesanato da Paraíba (PAP).

De acordo com a organização do Salão do Artesanato, a expectativa é que o evento receba um público de, no mínimo, 50 mil visitantes, com vendas que devem chegar a R$ 1 milhão. Ao todo, participam do Salão 333 artesãos, selecionados por meio de Edital de Chamamento Público. São oito regiões representadas, equivalentes a 80 municípios paraibanos, beneficiando mais de duas mil pessoas.

A gestora do Programa do Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, destaca que a realização do evento neste período do ano é muito esperada, já que coincide com as festividades juninas. “As festividades juninas são o símbolo da cultura nordestina, da cultura paraibana. Isso, sem dúvidas, acaba beneficiando o Salão do Artesanato, que oferece à população do Estado, aos turistas, produtos muito representativos de nossa identidade cultural”, explicou.

Quem visitar o Salão do Artesanato, realizado durante o Maior São João do Mundo, poderá ouvir o melhor do forró, xaxado e baião, além de MPB. Teatro de bonecos e danças folclóricas também fazem parte das atrações culturais da 26ª edição do evento. “Além disso, teremos desfiles de Moda PAP, um projeto do PAP que objetiva apresentar a moda de forma autêntica, mostrando as tipologias de fios existentes no Programa do Artesanato, a exemplo da renda renascença, do fuxico e do bordado”, completou Lu Maia.

O tema – O tema desta edição – “Das águas que renovam a esperança nasce o desenvolvimento” – faz homenagem à transposição das águas do Rio São Francisco, promessa de uma vida melhor para os paraibanos, com cerca de 90% dos municípios em estado de emergência. “Essa água também traz esperança para o nosso artesão, com grande parte deles vivendo em regiões de seca muito forte, tendo dificuldades para elaborar seus produtos à base de argila, por exemplo. Por isso, a escolha do tema”, acrescentou a gestora do PAP.

 

Secom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Perito acusado de matar motoboy em João Pessoa faz acordo com MP e processo é encerrado

O processo contra o perito criminal Robson Félix, acusado de matar o motoboy Orlando Pereira…

30 de abril de 2024

Após rompimento com Cícero, Milanez promete independência na CMJP e pondera: “O que vier de bom terá meu apoio”

Após rompimento político com o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas), o vereador Fernando…

30 de abril de 2024

João Pessoa terá alteração na circulação de ônibus neste feriado do Dia do Trabalho

Neste feriado do Dia do Trabalho, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), em conjunto…

30 de abril de 2024

Mesmo filiado ao PDT, João Almeida não terá legenda para disputar CMJP, sentencia Junio Leandro

O presidente municipal do PDT de João Pessoa, Junio Leandro, afirmou nesta terça-feira (30) que…

30 de abril de 2024

Tarifa Zero terá nova edição no primeiro sábado de maio

A Prefeitura de Campina Grande, por meio da STTP, realiza neste sábado (4) mais uma…

30 de abril de 2024

Criança de 10 anos denuncia padrasto por abuso sexual em João Pessoa

Na noite dessa segunda-feira (29), uma criança de dez anos procurou a Unidade de Polícia…

30 de abril de 2024