Categorias: Cultura

Salão de Humor é destaque na Semana Cultural José Lins do Rego

Será aberto neste domingo (3), o 1º Salão de Humor José Lins do Rego, dentro da programação da 30ª Semana Cultural em homenagem ao escritor paraibano autor do clássico “Menino de Engenho”. A mostra, que pode ser vista até 30 de junho, na Galeria Archidy Picado, reúne trabalhos de Rubin, Luyse Costa, Samuel de Gois, Molina, Wallace Ramon, Tonio, Antonio Cláudio Massa, Renato Félix e Marcos Vieira.

Do total de peças expostas, as três melhores serão contempladas com prêmio em dinheiro no valor de R$ 500 cada. As obras também serão submetidas a júri popular onde cada visitante recebe uma cédula para votação.

O salão de humor reúne cartuns, charges, tiras, histórias em quadrinhos e caricaturas inspirados na vida e na obra do escritor José Lins do Rego. Nessa primeira edição, foram selecionadas 11 obras inéditas.

Outras exposições – Além do Salão do Humor, a programação da 30ª Semana Cultural José Lins do Rego terá mais quatro exposições. Duas mostras fotográficas resumirão os 30 anos de história do Espaço Cultural. Uma delas com imagens da fotógrafa Clara Lenira, que será homenageada no evento. Durante 22 anos, ela integrou o departamento de fotografia da Funesc. A outra exposição reúne fotos da construção do local. As duas ficarão montadas na Praça do Povo.

Intitulada “Arquivo Poético”, a terceira exposição reúne fotografias selecionadas do Arquivo Histórico Waldemar Duarte, datadas da época em que o escritor José Lins viveu. Cada imagem é acompanhada de uma poesia assinada por escritores nascidos ou radicados na Paraíba. Na mostra estarão representados diversos estilos e vertentes poéticas de autores de diferentes gerações. Estão presentes poesias de Maria Valéria Rezende, Vitória Lima, Mirtes Waleska, Cyelle Carmem, Bruno Gaudêncio, Thiago Lia Fook, Jairo Cézar e Jessier Quirino, inspirados por fotos de diferentes décadas.

A quarta exposição traz como tema a Vida e a Obra de José Lins do Rego e está montada no museu. O enfoque é para os 80 anos do livro “Menino de Engenho”, um dos mais populares títulos do escritor paraibano.

Outras atividades – Além das exposições, a Semana José Lins trará espetáculos teatrais, musicais, contação de histórias, exibição de filmes e oferecerá oficinas de literatura e dança. O evento é gratuito e aberto ao público. A programação inicia no domingo (3), às 17h, com a abertura das exposições, performance do ator Fernando Teixeira no Teatro de Arena e show da cantora Cátia de França com participação do grupo Camerata Arte Mulher, no Cine Banguê.

 

Secom-PB

Últimas notícias

Morre aos 87 anos dona Elizabeth, mãe do presidente da ALPB, Adriano Galdino

Faleceu neste domingo (15), em Campina Grande, aos 87 anos, Dona Elizabete Pereira de Araújo,…

15 de fevereiro de 2026

Dados do TSE revelam mudanças no mapa das filiações: PSB e Republicanos puxam alta, mas MDB segue a maior sigla da PB

Entre outubro de 2022 e janeiro de 2026, o Republicanos foi o partido que mais…

15 de fevereiro de 2026

João Pessoa sanciona lei que integra câmeras de condomínios à Central de Monitoramento

A Prefeitura de João Pessoa sancionou uma lei que autoriza a integração das câmeras de…

15 de fevereiro de 2026

Corpo de homem desaparecido há 2 dias no Rio Mamanguape é encontrado

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBM) localizou, neste domingo (15), o corpo do…

15 de fevereiro de 2026

Homem é preso após descumprir medida protetiva e ameaçar ex-esposa em Manaíra

Um homem de 48 anos foi preso na noite desse sábado (14), em Manaíra, no…

15 de fevereiro de 2026

MPPB e IPC discutem coleta compulsória de DNA de criminosos na Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e o Instituto de Polícia Científica (IPC) realizaram, na…

15 de fevereiro de 2026