Compositor, multi-instrumentista, arranjador e mestre da improvisação.. Reconhecido como um dos artistas mais criativos e admirados da música brasileira, Hermeto Pascoal, morreu no último final de semana aos 89 anos no hospital Samaritano, no Rio de Janeiro.
Os principais legados de Hermeto Pascoal, incluem sua inovação radical na música ao criar sons com objetos cotidianos, sua capacidade de fundir gêneros musicais diversos, sua maestria na improvisação e performance, e a promoção de uma visão de “música universal” sem fronteiras.
Ele também deixou um rico catálogo de discos e colaborações históricas, além de inspirar gerações com seu talento e a definição de sua obra como “música universal”, que é a arte que não tem limites.
Hermeto Pascoal demonstrou que é possível fazer música complexa com itens não convencionais, como panelas, chaleiras, brinquedos e até animais.
Ele explorava diversas linguagens musicais, desde o tonalismo ao atonalismo, usando instrumentos convencionais e o que a natureza oferecia como fonte de som.
Pascoal rejeitava rótulos e chamava sua obra de “música universal”, pois acreditava que toda a vida é som, sem fronteiras.
Biografia
Nascido em 1936, na pequena cidade de Lagoa da Canoa, interior de Alagoas, Hermeto Pascoal era autodidata. Começou a tocar acordeon e flauta ainda na infância, e aos 15 anos já atuava como músico profissional, mudando-se com o irmão para o Recife em busca de oportunidades.
Considerado um gênio da música experimental, Hermeto ficou conhecido por transformar sons do cotidiano em arte – desde o barulho da água até o sopro do vento.
Sua carreira atravessou fronteiras, com colaborações internacionais e reconhecimento mundial. Ao longo da vida, recebeu diversos prêmios, entre eles o Grammy Latino, conquistado em três oportunidades.
Sua carreira atravessou fronteiras, com colaborações internacionais e reconhecimento mundial. Ao longo da vida, recebeu diversos prêmios, entre eles o Grammy Latino, conquistado em três oportunidades.
Em 2024, aos 88 anos, lançou o disco de músicas inéditas Pra você, Ilza, uma homenagem à esposa Ilza da Silva, com quem foi casado por mais de 40 anos. Juntos, tiveram seis filhos. Hermeto também deixa 13 netos e 10 bisnetos.
Ele misturava jazz, frevo, baião, música clássica e popular brasileira de forma livre e criativa.
Hermeto Pascoal, morreu no sábado (13), aos 89 anos, o músico Hermeto Pascoal, um dos maiores nomes da música instrumental brasileira e reconhecido internacionalmente por sua genialidade e inovação sonora.
De acordo com nota do Hospital Samaritano Barra, o músico morreu às 20h22, em decorrência de complicações em um quadro avançado de fibrose pulmonar.
O velório do artista será realizado nesta segunda-feira (15), na Areninha Cultural Hermeto Pascoal, em Bangu, no Rio de Janeiro. A cerimônia será aberta ao público das 14h às 21h.
PB Agora
Foto: Gabriel Quintão / Divulgação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Uma mulher foi morta com golpes de faca dentro de casa na manhã desta quinta-feira…
Uma carga de 180 Kg de queijo coalho que era transportado sem refrigeração e sem…
O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) comemorou nesta quinta-feira (11), a decisão da Câmara…
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) adiou para a próxima segunda-feira, 15 de dezembro,…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos…
A presidente estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) na Paraíba, deputada Cida Ramos, anunciou nesta…