A Paraíba o tempo todo  |

RPM e Val Donato & Os Cabeças fazem noite rock na Orla

 A terceira noite do projeto Extremo Cultural – Onde o Som Toca Primeiro fará uma ode ao rock oitentista do RPM. Um dos maiores campeões em vendagens de discos no Brasil (chegou à marca dos 5 milhões) e liderado pelo vocalista Paulo Ricardo, o quarteto sobe ao palco neste sábado (24), às 22h, trazendo a turnê Elektra, em comemoração aos quase 30 anos de estrada. A cantora e compositora Val Donato, acompanhada da banda Os Cabeças, fará o show de abertura, às 20h.

Dirigida por Ulysses Cruz e contando com poderoso aparato cênico, o espetáculo trará sucessos obrigatórios da história do pop-rock brasileiro assinados pela banda, como “Olhar 43” e “Rádio Pirata”, acrescidos de canções do CD duplo “Elektra” (indicado ao Grammy de melhor álbum de rock do ano). “Primavera Tropical”, feita durante as manifestações de 2013, “Alvorada Voraz” e “Revoluções por Minuto” também estão no programa.

Lançado no final de 2011 e carregado de influências eletrônicas, “Elektra” é o primeiro álbum de estúdio do RPM em 23 anos e marca a volta da banda, que está gravando as primeiras inéditas do novo disco, com lançamento previsto para fevereiro.

Revoluções Por Minuto – Mesmo para quem não viveu os nostálgicos anos 80, tidos por muitos como a época áurea do rock brasileiro, não desconhecerá hits popularizados por Paulo Ricardo (vocal e baixo), Luiz Schiavon (teclados), Fernando Deluqui (guitarra) e Paulo P.A. Pagni (bateria), como “A Cruz e a Espada”, “Louras Geladas” e “London, London”. Todas emplacaram o quarteto durante os anos de 1984 a 1989, e lotaram estádios.

Depois de um longo hiato, onde desenvolveram seus projetos individuais, em 2002 o RPM lançou, em parceria com a MTV, o CD e DVD “MTV RPM 2002”, gravado no teatro Procópio Ferreira em São Paulo.

Em 2008, a banda lançou a caixa “Revolução!” (RPM 25 anos) com quatro CDs e um DVD, cobrindo toda a produção da banda nos anos 80, incluindo o show “Rádio Pirata Ao Vivo” e programas como Globo Repórter e Chacrinha, além da biografia “Revelações por minuto”, de Marcelo Leite de Moraes.

Em 2011, depois de serem homenageados num episódio da série “Por Toda a Minha Vida”, da Globo, começaram a falar seriamente sobre uma volta definitiva. Desta, nasceu o CD duplo “Elektra”, com doze músicas inéditas e sete remixes.

Val Donato & Os Cabeças – Feroz nos palcos, a estrela maior do rock paraibano rompe agora a barreira regional para colonizar novos espaços. Há oito meses, Val se instalou na capital paulista, onde busca se firmar. Em 2014, participou da Virada Cultural de São Paulo ao lado de Cátia de França, com o show “Barruada” e, desde então, faz apresentações explorando o último trabalho, “Val Donato & Os Cabeças”, de 2013. “Não tenho receio nenhum em dizer que quero ir longe para espalhar a minha mensagem”, diz, destemida.

 

Figura luminar do pop-rock no Nordeste, a compositora volta ao Extremo Cultural, intercalando baladas próprias, homenagens a Zé Ramalho e a Jonathas Pereira Falcão e tocando sucessos internacionais, “Mas sempre imprimindo arranjos diferentes”, ressalva. No repertório, as mais pedidas, “Pra mim, você” e “Nem tanto, nem tão pouco”, além de “Café amargo”, “Jornal de ontem”, “Pra que você goste” e “Cargas”.

 

A compositora já gravou “Plano nacional”, canção-tema do filme homônimo dirigido por Daniel Grizzi, e prepara a faixa “Tenha medo”, parceria com Felipe Alcântara, d’Os Gonzagas. A investida rumo a São Paulo não quer dizer abandonar as raízes, para ela: “Estar lá é uma ponte para novos voos, um passo gigante. Estamos surpresos e nos sentindo acolhidos com a receptividade dos paulistas. Muitos sequer pensavam que aqui havia ritmos além do forró e baião”, comenta.

A cantora não pretende lançar álbum tão cedo, mas admite a possibilidade de alguns singles em 2015. Enquanto isso, aguarda o lançamento do seu terceiro clipe, “Somente sou”, dirigido por estudantes de Cinema da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), de Foz de Iguaçu: “Foram quatro dias de gravação intensa, 20 figurantes envolvidos e uma leitura da minha música totalmente surpreendente”, diz, sem entregar mais detalhes.

 

Oito anos na estrada – Em 2009, Val começou a chamar a atenção do público paraibano, quando começou a lotar os barzinhos da orla da Capital. Gravou o primeiro clipe, que chegou à marca dos 47 mil acessos no YouTube, e dois anos depois, assinou a trilha sonora do filme “Tudo que Deus criou”, com Letícia Spiller, Guta Stresser e Maria Gladys no elenco.

 

Val Donato & Os Cabeças já abriram shows para artistas como Leoni (com o qual dividiu o palco na música “Por que não eu?”), Pouca Vogal, Oswaldo Montenegro, Adriana Calcanhoto, O Rappa, Geraldo Azevedo, Maria Gadú e Capital Inicial.

 

Em 2013, lançaram seu primeiro CD inteiramente autoral. Com 12 faixas que impressionam pelo apuro musical, o trabalho expõe a veia inquieta da compositora e vocalista natural de Campina Grande. O álbum conta com a participação especial de Leoni na faixa “Cargas”. Gravado no G&A Estúdio, o disco conta com a produção musical do premiado guitarrista Giordano Frag.

 

Programação do Extremo Cultural – Onde o Som Toca Primeiro
Busto de Tamandaré:
24/01
20h – Val Donato & Os Cabeças
22h – RPM

 

31/01
20h – Mirandinha e Pura Raiz
22h – Grupo Revelação

 

Cultura popular (no Largo da Gameleira, em Tambaú):

24/01
17h – Lapinha Jesus de Nazaré
18h30 – Ciranda do Sol do Mestre Mané Baixinho

31/01
17h – Boi de Reis Estrela do Norte do Mestre Pirralhinho
18h30 – Maculelê da Capoeira Angola Comunidade

 

Secom-JP

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe