Categorias: Cultura

Revista produzida por professora da UEPB é finalista do Prêmio Jabuti

PUBLICIDADE

Com dois prêmios jabutis conquistados, a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) mais uma vez estará representada na final do mais importante prêmio literário do Brasil. Desta vez, a Instituição integra os finalistas com a participação da professora de Língua Portuguesa, Patrícia Silva Rosas de Araújo, do Departamento de Letras e Artes do Câmpus de Campina Grande, com a Revista Tertúlia. Esta revista faz parte do projeto “Desengaveta meu texto”, desenvolvido na escola pública Tertuliano Maciel, município de Queimadas.

A primeira edição da revista foi publicada em agosto de 2017 e, desde então, já conta com três edições. A edição classificada no Prêmio Jabuti diz respeito a segunda edição, com a temática sobre bullying, e concorre no eixo Inovação, categoria “Formação de novos leitores”. O principal objetivo da Revista Tertúlia é incentivar práticas de leitura e escrita na escola pública. A publicação tem descoberto novos talentos literários e transformado adolescentes e jovens em leitores e escritores, verdadeiros protagonistas de sua própria história.

Os leitores podem encontrar a revista na versão impressa e digital. Esta última de livre acesso, através do endereço eletrônico https://desengavetameutexto.org. Tertúlia foi publicada pela Editora Leve, tendo como editor Linaldo Bezerra Nascimento. Conta com um corpo editorial bastante diversificado, incluindo professores e alunos da própria escola, professores da UEPB, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e do Instituto Federal de Alagoas (IFAL).

A revista está organizada em três partes. A primeira destinada à produção dos alunos do Ensino Fundamental I e II e do EJA da Tertuliano Maciel (crônicas, contos, resenhas, paródias, poemas); a segunda destinada aos professores da escola (diversas disciplinas); e a terceira parte está aberta ao público em geral (estudantes, professores, poetas, escritores).

Criado em 1958, o Prêmio Jabuti completou 60 anos de existência com 18 categorias concorrendo ao troféu. O vencedor de cada categoria receberá R$ 5 mil. Os vencedores da 60ª edição do Prêmio Jabuti serão conhecidos no dia 8 de novembro e a expectativa da professora Patrícia Rosas em trazer para a Paraíba mais um troféu é grande. “A Revista é relativamente nova e chegar a final do Prêmio Jabuti é um grande feito. Fazer parte desse grupo seleto já é motivo de grande alegria”, comentou.

Com vasta produção na área científica e literária, a UEPB, através da Editora Universitária (EDUEPB), já conquistou dois Prêmios Jabutis, com o livro “Becquerel e a Descoberta da Radioatividade: uma Análise Crítica”, de autoria do professor Roberto de Andrade Martins, e “Teoria Quântica: Estudos Históricos e Implicações Culturais”, dos professores e pesquisadores Olival Freire Jr., Osvaldo Pessoa Jr. e Joan Lisa Bromberg.

Redação com assessora

 


Saiba mais sobre Certificação Digital no Portal Juristas. Adquira seu certificado digital E-CPF ou E-CNPJ com a Juristas Certificação Digital. Entre em contato através do WhatsApp (83) 9 93826000

 

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Lei Magnitsky exige prudência antes da aplicação!

Criada pelo Congresso dos Estados Unidos em 2012 e sancionada no mesmo ano pelo então…

13 de dezembro de 2025

Prefeitura de João Pessoa abre inscrições para tendas familiares no Réveillon da orla

A Prefeitura de João Pessoa iniciou o período de inscrições para famílias interessadas em instalar…

13 de dezembro de 2025

Inmet emite alerta de baixa umidade para 124 municípios da Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta de baixa umidade relativa do ar,…

13 de dezembro de 2025

PF prende mullher líder de núcleo de lavagem de dinheiro do Comando Vermelho na PB

A Polícia Federal confirmou a prisão de Ariadna Thalia, conhecida como “Arroto de Urubu”, apontada…

13 de dezembro de 2025

Evaristo Piza cobra dívida da SAF do Botafogo-PB, mas clube nega pendência

O técnico do Campinense, Evaristo Piza, que comandou o Botafogo-PB nesta temporada e garantiu a…

13 de dezembro de 2025

João Azevêdo nomeia ex-prefeitos Anna Lorena e Jarques Lúcio para cargos estratégicos no Governo da Paraíba

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), nomeou dois ex-prefeitos para cargos estratégicos no Executivo…

13 de dezembro de 2025