Categorias: Cultura

Redes sociais: BBB motiva conflito entre inteligentes e alienados

PUBLICIDADE

 Desde a segunda semana de janeiro, quando estreou na TV Globo a décima terceira edição do reality show “Big Brother Brasil”, se espalharam na internet mensagens que definem os espectadores do programa como pessoas alienadas ou burras. Entre tantos posts, um dos mais compartilhados nas redes sociais trazia a mensagem: “Um livro comete suicídio a cada vez que você assiste BBB”.

Mas será que os livros – e a inteligência representada por eles – são mesmo incompatíveis com um fã do programa? A carioca Juliana Bonfim, 27 anos, mostra que não. Professora de português, ela cursa mestrado em Literatura Portuguesa e gosta de ler, mas também adora ver o reality. “Não tem nada a ver uma coisa com a outra. Você pode ser culto e gostar do BBB. Eu posso ver um filme do Truffaut à tarde e à noite ver o BBB. Qual o problema?”, questiona Juliana, citando o prestigiado diretor de cinema francês.

Juliana diz que algumas pessoas que ela conhece ficam incomodadas com o fato de ela ser uma acadêmica e gostar de um programa tão popular. O publicitário Mario Mendes, 31, também passa pela mesma situação. “Tem gente que não se conforma que eu goste do BBB. O engraçado é que eles sempre vêm com o mesmo discurso: ‘mas você é tão inteligente, esclarecido’”, conta. “Duvido que as pessoas que reclamam no Facebook leiam tantos livros quanto mandam os outros lerem”, provoca ele.

A advogada especialista em direito ambiental Madalena Costa, 31, vê as edições noturnas do reality como um momento de relaxamento. “É uma hora que eu reservo para me divertir, para esquecer as preocupações do dia a dia”, explica ela. “Leio livros e o jornal todos os dias. Mas com o BBB, eu não quero me informar e aprender, mas sim me distrair. Não é uma atividade intelectual, nem precisa ser”, completa Madalena.

Efeito manada

A psicóloga Luciana Ruffo, do Núcleo de Pesquisa da Psicologia em Informática da PUC-SP, entende que as reações negativas ao BBB são uma consequência natural de uma atração de muito sucesso e que mobiliza a atenção de muitas pessoas.

“Do mesmo jeito que tem muita gente que gosta do programa e comenta isso, tem gente que não gosta e reclama. A diferença é que com as redes sociais, essa insatisfação ficou mais fácil de ser manifestada”, analisa a especialista.

“No fundo, a internet é uma grande praça. E quando você começa a falar da vida alheia, como é o caso de quem fala dos participantes do BBB, muitas pessoas reagem. É como se elas dissessem com as críticas: ‘não fala sobre isso, que eu não quero saber’”, prossegue Luciana.

Especialista em mídia social e professora da pós-graduação em jornalismo da PUC-SP, Pollyana Ferrari diz que essa onda de críticas é um fenômeno típico da era das redes sociais na internet. “É o chamado efeito manada. Uma pessoa faz um comentário ou posta uma imagem que gera identificação em outras, causando uma rápida propagação da ideia”, assinala Pollyana. “Há um desejo de pertencer a um grupo que pensa da mesma maneira que você. Seja contra ou a favor de algo de algum acontecimento”.

Erros de português

Para Juliana, o reality não é uma atração tão alienante como muitas pessoas dizem. “Apesar desse nem ser objetivo do programa, o BBB colocou em discussão nacionalmente temas importantes como a homossexualidade e o erotismo, de uma maneira poucas vezes vista”, pondera a professora.

Mario acredita que muitas pessoas se sentem mais inteligentes quando criticam o BBB. “Pega superbem falar mal do BBB. Porque é vergonhoso publicamente gostar de um programa que é considerado baixaria, seja uma novela, um reality show ou um programa de auditório. Pagar de intelectual te garante muitos ‘likes’”, constata o publicitário, se referindo ao famoso botão ‘curtir’ do Facebook.

Madalena concorda com a ideia de que os detratores do reality querem mesmo parecer mais inteligentes. “Só que muitas vezes o tiro sai pela culatra. Porque eles escrevem as críticas na internet com um monte de erros de português e de concordância”, alfineta a advogada.

 

 

Confira galeria de posts na rede social Facebook

clique aqui

 

IG

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

Na PB, mais de 4,6 mil motoristas já tiveram CNH renovada automaticamente por boa conduta

otoristas da Paraíba já colhem os resultados da nova política do Governo do Brasil que garante a…

15 de janeiro de 2026

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 538

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 539

Warning: Trying to access array offset on value of type bool in /home/newpbagora/public_html/ext/accelerated-mobile-pages/components/loop/loop.php on line 540

‘Enem’ dos concursos: CPNU divulga resultados preliminares para vagas reservadas

Os resultados preliminares das vagas reservadas para pessoas negras, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência,…

15 de janeiro de 2026

Secretário de Meio Ambiente de João Pessoa acusa Guga Pet de fazer uso político da causa animal: “Verdadeiro parasita”

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Welisson Silveira, fez duras críticas ao vereador…

15 de janeiro de 2026

Cícero descarta debandada de secretários e vereadores da base: “Existe uma história construída com essas pessoas”

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (MDB), minimizou nesta quinta-feira (15) a repercussão política…

15 de janeiro de 2026

Ator que participou do Agente Secreto garante que filme entrou para a história e está cotado para Oscar

Vencedor de dois Globo de Ouro nas categorias "Melhor Filme em Língua Não-Inglesa" e  "Melhor…

15 de janeiro de 2026

Mesmo fora do Republicanos, Felipe Leitão sinaliza apoio a Nabor para o Senado: “Vamos anunciar mais à frente”

Após oficializar sua filiação ao MDB, o deputado estadual e vice-presidente da Assembleia Legislativa da…

15 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464