A Paraíba o tempo todo  |

Quando o preço a pagar é alto demais

Há um cena poderosa em Força Policial. É o confronto entre pai e filho, interpretados por Jon Voight e Edward Norton. O pai reprova o filho por seu depoimento à Corregedoria. Não se trata mais de encobrir ou denunciar a corrupção da polícia. Dane-se a instituição. Agora, o que está em jogo é a unidade da família. O pai quer salvar a família, o filho recusa-se. É um preço muito alto a pagar.
 

Força Policial chama-se Pride and Glory, no original. Orgulho e Glória. Originalmente, deveria ser interpretado por Mark Wahlberg, Hugh Jackman, Robert Duvall, Ed Harris e Anthony LaPaglia, mas parte desse elenco já estivera reunida em outra narrativa policial, Os Donos da Noite, de James Gray. Não admira que o elenco original fosse saindo, e sendo substituído. Foi melhor assim. Para o grande público, o maior atrativo de Força Policial, já delineado no trailer, é o confronto entre Edward Norton e Colin Farrell, o tira honesto e o corrupto. Não são irmãos, como Caim e Abel. São cunhados. São bons, mas o melhor de Força Policial está em outros atores. Noah Emmerich é excepcional como Fran, o irmão mais velho, e Jon Voight deixa de ser, como tem sido ultimamente, apenas o pai de Angelina Jolie para reatar com o ator extraordinário que foi na juventude, no começo dos anos 70.

 

Força Policial é assinado por Gavin O?Connor. A narrativa parece seguir o figurino de um thriller convencional. Uma batida policial resulta em quatro tiras mortos. Jon Voight força o filho que se afastou da urgência das ruas e hoje trabalha na burocracia da instituição a pegar em armas novamente, para investigar o que ocorreu. A investigação fica cada vez mais escabrosa. Aponta para o envolvimento de policiais com o crime organizado. Pior – aponta para o envolvimento da própria família. O velho pai tenta fazer valer o sentimento corporativo, mas a crise de consciência que atinge Norton e Emmerich os impede de ser coniventes com isso.

 

O elenco, e alguns atores em especial, fazem a diferença em Força Policial. Mas a direção faz sua parte. Norton habita num barco, não em terra firme. A instabilidade do cenário reforça a do personagem. A mulher de Emmerich está morrendo de câncer e cobra que ele volte a ser o homem que amou, para que possa lhe confiar a guarda dos filhos. A família é o tema de Força Policial.
 

 

estadao.com.br

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe