Foto: divulgação Moleka 100 Vergonha
Uma das principais quadrilhas juninas do Nordeste que preserva e defende a cultura nordestina, a multicampeã Moleka 100 Vergonha agora vai realizar uma turnê pelo Nordeste.
A iniciativa, realizada pela Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha, com patrocínio da Petrobras, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), em parceria com o Ministério da Cultura e o Governo Federal do Brasil, tem como objetivo principal promover a circulação cultural do grupo pelo Brasil, apresentando o espetáculo da temporada “Santin Aprece”, já divulgado pela junina no início de 2026.
A proposta, segundo os organizadores da quadrilha junina, fortalece a difusão das tradições juninas e amplia o acesso do público às expressões da cultura popular nordestina.
O projeto teve início em fevereiro deste ano, com a realização de ensaios, preparações artísticas e ações de integração com a comunidade, e seguirá até o encerramento dos festejos juninos. Mais do que uma agenda de apresentações, a iniciativa busca aproximar o público da vivência junina por meio de experiências interativas e formativas. Essa conquista de destaque se deu ao ser aprovada no Programa Petrobras Cultural – Novos Eixos, uma das mais importantes seleções públicas culturais do Brasil.
Entre mais de 8 mil iniciativas inscritas, o grupo foi a única quadrilha junina do país selecionada, reafirmando sua relevância no cenário cultural nacional. O projeto prevê, dentre as ações, recursos de acessibilidade física na sede social do projeto, bem como em materiais de divulgação entregues nas apresentações, promovendo ainda mais a democratização cultural.
A circulação cultural inclui apresentações em importantes polos festivos do país. Na Paraíba, o projeto contempla apresentações em João Pessoa, além da própria Campina Grande. O roteiro também passa por algumas das principais festas juninas do Nordeste, com apresentações em Recife, Mossoró, Maceió e Fortaleza.
A agenda inclui ainda uma apresentação nacional em Brasília, ampliando o alcance do projeto para além do circuito tradicional nordestino.
Com essa iniciativa, a Quadrilha Junina Moleka 100 Vergonha, segundo o presidente da Moleka 100 Vergonha, Mahatma Gandhi, fortalece sua missão de difundir a cultura popular brasileira, valorizando a tradição das quadrilhas juninas e promovendo intercâmbio cultural entre artistas e público. Além disso, reafirma a importância das manifestações populares como patrimônio vivo do país, levando ritmo, cor e identidade nordestina para diferentes cantos do Brasil.
O presidente da Moleka 100 Vergonha, Mahatma Gandhi, enfatizou que um dos objetivos da quadrilha junina é divulgar os valores e a riqueza da cultura nordestina, preservando as raízes, as tradições e os costumes da região.
PB Agora
A divulgação de um novo prazo para a inauguração do Acquaí ParK, em João Pessoa,…
Os eleitores de Cabedelo retornam às urnas neste domingo (12) para escolher os novos gestores…
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB), a partir de segunda-feira (13), oferta 695…
A Paraíba registra cinco trechos de praias impróprios para banho, conforme relatório de balneabilidade divulgado…
O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores da Paraíba (PT-PB) aprovou, em reunião realizada neste…
Apostas podem ser feitas até as 20h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela…