Categorias: Cultura

Projeto Tertúlia HQ tem o 1º Encontro de Escritores

PUBLICIDADE

As histórias em quadrinhos são uma linguagem artística que tanto pode ter como método a produção solitária, onde um único quadrinista é responsável por todas as etapas; quanto a produção em grupo, onde diversos artistas se revezam nas funções necessárias para fazer uma HQ, como argumento, roteiro, desenho, arte-final, colorização e letreiramento. Para produzir, cada um necessita estar concentrado na prancheta ou no computador e é natural que às vezes faltem oportunidades para conhecer outros profissionais, conversar com eles sobre suas ideias e gerar juntos novas obras.

Então muitos roteiristas ficam com suas histórias paradas procurando um desenhista enquanto ilustradores que gostariam de produzir quadrinhos não o fazem, à espera de uma ideia. Para promover essa união, o projeto Tertúlia HQ de dezembro realiza o 1º Encontro de Escritores e Desenhistas. O evento acontece neste sábado (2), das 15h às 18h, na Gibiteca Henfil e tem entrada gratuita.

“No entanto, a intenção dessa tertúlia não é de apenas reunir quem já faz quadrinhos. Escritores e desenhistas que nunca criaram uma HQ também são bem-vindos ao encontro, independentemente se a intenção final é criar uma narrativa gráfica ou só conhecer o método de produção. Com uma extensa gama de escritores e desenhistas, a Paraíba tem potencial para o surgimento de inúmeras histórias em quadrinhos com qualidade e esperamos que a partir desse encontro surjam novas parcerias”, revela Thaïs Gualberto, chefe do Núcleo da Gibiteca Henfil da Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc).

A Tertúlia HQ tem se estabelecido como um espaço para o diálogo a respeito das histórias em quadrinhos, independente se o que irá se discutir é a obra de algum quadrinista paraibano, alguma personagem de HQ de super-herói ou técnicas para aprimorar a própria produção. É aberta para a contribuição de todos, não se caracterizando como uma oficina ou palestra, mas um momento de compartilhar e receber conhecimento. A atividade é aberta para qualquer pessoa interessada, sem custos e sem restrições de idade.

O projeto – Tertúlia HQ é um projeto criado para entusiastas das histórias em quadrinhos discutirem os diversos temas relacionados a este universo na Gibiteca Henfil. Sua primeira edição ocorreu em abril de 2016, comemorando as quatro décadas da personagem Maria de Henrique Magalhães, passando por temas como a obra de Cristovam Tadeu, do Coletivo WC e também a possibilidade de criação de uma revista autoral pelos quadrinistas presentes nas tertúlias, intitulada “Choque Térmico”. A partir daí focou-se numa troca de conhecimentos entre os artistas presentes. No encontro do mês de novembro, o evento foi voltado para o trabalho de profissionais autônomos na área de HQ.

 



Redação

Últimas notícias

Orla de João Pessoa recebe nova edição do Paraíba World Beach Games a partir da próxima quarta-feira

A capital paraibana se prepara para voltar a ser o centro das atenções dos esportes…

21 de fevereiro de 2026

Paraibano Tiquinho Soares é anunciado pelo Mirassol para disputa da Libertadores, Série A e Copa do Brasil

O atacante paraibano Tiquinho Soares está de casa nova para a sequência da temporada 2026.…

21 de fevereiro de 2026

João Azevêdo transmite cargo para Lucas Ribeiro que assume interinamente o governo até 1º de março

O governador João Azevêdo transmitiu, na manhã deste sábado (21), o cargo para o vice-governador…

21 de fevereiro de 2026

Trânsito da capital sofre alterações nesse domingo para realização da 5ª Corrida Contra o Câncer

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) vai dar apoio operacional, neste…

21 de fevereiro de 2026

Sara Cabral recupera direitos políticos e pode disputar eleições em 2026

A ex-prefeita de Bayeux Sara Cabral (MDB) reconquistou, através da Justiça Eleitoral, os seus direitos…

21 de fevereiro de 2026

Quatro trechos de praias de João Pessoa estão impróprios para banho durante o fim de semana

Os banhista que pretendem aproveitar o litoral de João Pessoa neste fim de semana precisam…

21 de fevereiro de 2026