A Paraíba o tempo todo  |

Projeto Sabadinho Bom traz Gilvando Azeitona com chorinho, samba e gafieira

O projeto Sabadinho Bom, realizado pela Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), traz como atração deste sábado (23) o artista Gilvando Pereira da Silva, mais conhecido como Gilvando Azeitona. A apresentação, que é gratuita, acontece na Praça Rio Branco, no Centro de João Pessoa e começa ao meio-dia.

Marcus Alves, diretor executivo da Funjope, destacou que a Fundação tem pensado o Sabadinho Bom como uma experiência que tenha música como principal eixo. E o chorinho, tem agregado um valor para a cidade de dupla dimensão, simbólico porque a praça tem muita importância simbólica na cidade, mas também um valor econômico.

Ele enfatizou que, além de ser um evento celebrativo da música, é ainda atração de pequenos negócios, do comércio que fica no entorno. Disse também que o evento colabora com o desenvolvimento de bares, restaurantes do Centro Histórico que, ao final do Sabadinho Bom, acaba acolhendo as pessoas para a continuidade da festa.

“Enfim, o evento cultural está associado a uma dinâmica de economia. Nós, da Funjope, estamos sempre tratando os nossos eventos com essa perspectiva. Não é a cultura pela cultura, mas a valorização da arte e da cultura, agregando um valor econômico e de desenvolvimento para os pequenos comerciantes”, acrescentou.

Gilvando Azeitona falou sobre a felicidade e expectativo de levar música boa aos participantes do Sabadinho. “Teremos muito chorinho, gafieira e samba, além de uma homenagem ao grande Ivanildo Sax de Ouro, que farei junto com o saxofonista Costinha. O repertório foi pensado com muito carinho para o público que admira e curte a boa música brasileira, em especial o chorinho, ritmo genuinamente brasileiro”, declarou o artista.

Para abrilhantar a apresentação, ele vai contar com a participação dos músicos paraibanos Sérgio Gallo, no baixo; Potyzinho Lucena, no cavaco; Gilson Machado, na bateria, e Otacílio Feitosa, na percussão.

“Ficamos na expectativa de um maravilhoso show e que as pessoas se deleitem em um momento muito importante e especial”, acrescentou. Para Gilvando Azeitona, é preciso que as pessoas valorizem o projeto que dá a oportunidade a músicos instrumentistas, principalmente da Paraíba, de mostrar seus trabalhos artísticos musicais.

“É uma honra poder voltar a me apresentar no Sabadinho Bom depois de um tempo e poder dividir o palco com amigos de longa data, verdadeiros irmãos na música”, completou.

O artista – Gilvando Azeitona é mestre em performance pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e professor de trombone na Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Desenvolve atividades artístico-culturais, ministrando cursos, oficinas e workshop por todo o Brasil. É trombonista fundador do Quarteto de Trombones da Paraíba e do Brazilian Trombone Ensemble. Integrou grupos como Big Band. Participou, como instrumentista, de shows e gravações de artistas como Maestro Sivuca, Lucy Alves, Livardo Alves, Santana, Jorge de Altinho, Genival Lacerda, Crystal, Adeildo Vieira, Chico César, Cezinha do Acordeon, Pinto do Acordeon, Hermelinda, Cassiano Costa.

Participou ainda de festivais no Brasil e exterior, como o Festival Brasileiro de Trombones e o Festival Internacional de Trombones de Helsink (Finlândia) e Birmingham (Inglaterra), levando sempre a música brasileira no repertório. Em 2010, gravou o CD solo ‘Azeitonizando’.

PB Agora

PUBLICIDADE
    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe