A primeira-dama de Campina Grande Juliana Cunha Lima, lançou nesta terça-feira (20), o projeto “Campina Feita à Mão”, unindo moda e artesanato para divulgar ainda mais a cultura regional e o trabalho dos artesãos locais. O evento de lançamento aconteceu na Vila do Artesão, com a apresentação do projeto à sociedade, à imprensa e aos influenciadores digitais.
Durante o evento de lançamento, a primeira-dama de Campina Grande, Juliana Figueiredo Cunha Lima, destacou a emoção e o orgulho de estar à frente do projeto, que vinha sendo desenvolvido nos bastidores há alguns anos e agora ganha nome, visibilidade e calendário fixo. Com isso, vai se consolidar como uma importante ação para o fortalecimento da economia criativa e do turismo local.
O ponto alto da iniciativa será o desfile “Campina Feita à Mão”, programado para o dia 18 de junho, na pirâmide do Parque do Povo, durante a programação d’O Maior São João do Mundo. O evento reunirá criações de cerca de 40 artesãos, com peças exclusivas inspiradas nas tradições juninas da cidade.
“Esse desfile será uma grande vitrine para o talento e a arte dos nossos artesãos. É uma oportunidade de mostrar para o mundo a riqueza da nossa cultura e o trabalho manual que é a base da nossa identidade”, afirmou Juliana Cunha Lima, destacando a importância do projeto para a valorização do artesanato local.
A primeira-dama também ressaltou a importância do São João na economia local. “Aqui em Campina, o São João não é só festa, é onde muitas pessoas tiram o sustento de todo o ano. Por isso, precisa de investimento, de um olhar diferenciado. Esse projeto vem para contribuir com isso, para ajudar a estruturar melhor, dar visibilidade e fazer com que nossos artistas tenham ainda mais oportunidades”, completou.
O estilista campinense Paulo Victor, que integra a equipe criativa do projeto como curador, enfatizou a relevância de “Campina Feita à Mão” para o desenvolvimento profissional dos artistas e o resgate das técnicas artesanais. “Este projeto vai além do desfile. Ao longo do ano, vamos oferecer capacitações e oficinas para qualificar ainda mais nossos artesãos, com foco na melhoria da produção e na gestão de seus negócios”, disse.
Além do desfile, o “Campina Feita à Mão” contará com uma programação de atividades durante todo o ano, incluindo cursos de empreendedorismo criativo e oficinas técnicas, com o objetivo de aprimorar as habilidades dos artesãos locais e ampliar as possibilidades de comercialização de suas obras, tanto no Brasil quanto no exterior.
A Prefeitura de Campina Grande, por meio deste projeto, reforça seu compromisso com o fortalecimento da economia criativa e com o desenvolvimento sustentável do setor artesanal, gerando mais oportunidades de trabalho e renda para os artistas locais.
Redação
Acompanhe o PB Agora nas redes:
Uma carreta que transportava cerca de 80 bois tombou na madrugada desta sexta-feira (09) em…
Moradores da Comunidade Paulo Afonso, localizada na região de Jaguaribe, em João Pessoa, realizaram um…
Um princípio de incêndio mobilizou equipes do Hospital Regional de Sousa, no Sertão da Paraíba,…
Reportagem do portal O Fator, que é referência no estado de Minas Gerais, trouxe ontem…
A riqueza do artesanato paraibano nas diversas tipologias. O Salão do Artesanato Paraibano será aberto…
Com apenas o Campeonato Paraibano para disputar no curto calendário, o Campinense ainda sonha em…