O Festival Nacional de Arte (Fenart) está de volta em 2010 e chega à sua 13ª edição com mais de 150 atrações, entre shows de música, espetáculos de dança e teatro, cultura popular, lançamento de filmes e de livros, mostras, exposições, palestras, oficinas, arte, cultura, educação e muita diversão.
O maior e mais completo festival de arte da Paraíba acontece entre os dias 23 e 29 de maio de 2010 nas dependências do maior complexo de cultura da América Latina. Em seus mais de 53 mil metros quadrados de área coberta, o Espaço Cultural José Lins do Rego reúne três teatros, um cinema, uma sala multimeios digital, planetário, vários auditórios, galeria de arte, museu, escolas de dança, música e língua, além de uma área para shows que abriga 15 mil pessoas.
E é nesse lugar fantástico, cartão postal de João Pessoa, que, durante sete dias, uma gama de nomes consagrados na música, teatro, artes visuais, literatura e cinema estarão reunidos para homenagear um dos maiores artistas que o Brasil conheceu: o paraibano Sivuca, que completaria 80 anos no dia 26 de maio.
Sivuca: um dos maiores artistas do século 20
Homenagem mais que merecida ao paraibano de Itabaiana, nascido Severino de Oliveira. Sivuca (1930-2006), considerado pela crítica como um dos maiores artistas do século 20, foi responsável por revelar a amplitude e a diversidade da sanfona nordestina no cenário mundial da música.
Multi-instrumentista, maestro, arranjador, compositor, orquestrador e cantor, Sivuca contribuiu significativamente para o enriquecimento da música brasileira ao revelar a universalidade da música nordestina e a nordestinidade da música universal. É reconhecido mundialmente por seu trabalho. Suas composições incluem choros, frevos, forrós, baião, música clássica, blues, jazz, entre muitos outros.
Abertura reúne Hermeto Pascoal e Orquestra Sinfônica da Paraíba
A programação do 13ª Fenart inclui atividades que se iniciam pela manhã e seguem até a noite. A Praça do Povo, os teatros Paulo Pontes e de Arena, o cine-teatro Bangüê, o recém-inaugurado Espaço Cine Digital, a galeria de arte Archidy Picado, o Museu José Lins do Rego, auditórios, planetário e uma feira de livros montada especialmente para o evento estarão a serviço da arte, da cultura, da educação, do entretenimento.
Na cerimônia de abertura, o encontro da Orquestra Sinfônica da Paraíba e Hermeto Pascoal – tendo Fábio Pascoal e Aline Morena como convidados – num concerto que trará composições do mestre Sivuca no repertório.
O Festival ainda conta com nomes consagrados da música nacional como, o cantor e compositor João Bosco, o líder do Barão Vermelho Frejat, o violonista Yamandu Costa, o artista multidisciplinar Antônio Nóbrega, e ainda, o concerto da Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba com Dominguinhos, Ferraguti, Waldonys e Glorinha Gadelha, também reunidos para prestar homenagem a Sivuca.
Para celebrar o encerramento, apresentação do pernambucano Lenine. Representando a Paraíba, as pratas da casa Renata Arruda, Beto Brito e Jessier Quirino são destaques que também compõem o evento.
Evento plural
O 13º Fenart aposta na pluralidade e, como em todas a edições, traz mostras de vídeo e artes visuais, sessões de cinema, oficinas e palestras, inúmeras apresentações de dança e peças de teatro, com destaque para os espetáculos “A Farsa da Boa Preguiça”, do grupo Clowns de Shakespeare (RN), e “Revoada/Trama”, da Cia da Dança Cisne Negro (SP). Na literatura, destaque para Lançamento de livros Nelson Mota e Leona Cavalli e a palestra com o jornalista e escritor Zuenir Ventura.
Nas telas do Bangüê e do Espaço Cine Digital serão lançados filmes de Sílvio Tendler (‘Utopia e Barbárie’, que tem trilha sonora do Cabruêra), ‘Viajo Porque Preciso, Volto Porque Te Amo’, dos celebrados Marcelo Gomes e Karim Ainouz, e ainda ‘Cabeça Prêmio’, baseado no livro homônimo de Marçal Aquino e dirigido pelo ator Marco Ricca.
Presente em todas as edições, a cultura popular nordestina comparece representada por seus bastiões regionais, como Mestre Pirralhinho (PB) e Manuel Baixinho (PB). E nas artes visuais, o Fenart expõe a arte diversificada da paraibana Adriana Aranha e uma mostra de fotografia contemporânea, reunindo os expoentes do Estado.
Para estudantes de escolas públicas, uma atração especial: o Fenart Educação instrui, educa e diverte através da arte, em uma programação diurna distribuída entre o Teatro de Arena e o Bangüê.
Com atrações e atividades para todos os gostos e idades, o 13º Fenart propõe uma pausa na dinâmica da vida contemporânea, possibilitando ao público um mergulho de sete dias nas mais variadas formas de representação artística, assumindo o compromisso de fazer do mês de maio não apenas o mês das mães e das noivas, mas o mês da arte.
Assessoria Funesc








