Professora lança “Das palavras à Imagem Fílmica – A Cartomante pelo viés da Psicanálise”
A professora Francisca Vânia Rocha Nóbrega vai lançar amanhã (28), às 18h, na Casa de José Américo de Almeida o livro “Das palavras à Imagem Fílmica – A Cartomante pelo viés da Psicanálise”.
A obra é o segundo livro da professora e é resultado do seu mestrado em Lingüística, Psicanálise e Literatura. A pesquisa tem como foco a busca do outro baseada na obra de Jacques Lacan e de Machado de Assis. A autora é professora de literatura do ensino médio em duas escolas na Capital.
A base da pesquisa foi concentrada no conto A Cartomante. Nessa obra, segundo ela, o sujeito é feito do que ele não é. “A verdade está no ato da fala; eis ai o grande Outro, segundo Jacques Lacan”, conta. A escolha foi feita pelo fato de A Cartomante apresentar tal nível de elaboração e profundidade que é considerada pela crítica como uma das mais importantes de toda literatura feita em língua portuguesa.
Segundo a professora, as obras de Machado de Assis são marcadas pelos monólogos interiores, certo humorismo, a análise psicológica das personagens e os cortes na ordem linear das narrativas. Tais características se encaixariam no seu encanto pela nova paisagem firmada pelas relações entre lingüística, psicanálise e literatura, através de articulações feitas entre linguagem e inconsciente.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
A Secretaria das Finanças de Campina Grande informou, no final da tarde desta quarta-feira, 31,…
A atuação do deputado federal Ruy Carneiro em 2025 foi marcada por posições firmes e…
A Câmara dos Deputados divulgou o primeiro edital do seu novo concurso público. A notícia…
O ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou os investimentos do Governo Federal em infraestrutura na…
O prefeito de João Pessoa e pré-candidato ao Governo da Paraíba, Cícero Lucena (MDB), usou…
Da cidade de Areia, no Brejo paraibano, aos principais polos globais da estética, a trajetória…