Prefeitura de João Pessoa e Funjope anunciam espetáculo da Paixão de Cristo

PUBLICIDADE

A Prefeitura de João Pessoa, através de sua Fundação Cultural (Funjope), apresenta ‘O Maior Espetáculo da Terra: Drama da Vida e Paixão de Jesus Cristo’. A encenação em homenagem à Semana Santa volta a ser realizada após um hiato de oito anos e em um cenário ainda atípico em razão da pandemia da Covid-19, mas com a promessa de emocionar. A Paixão de Cristo acontece entre os dias 14 e 17 de abril, a partir das 19h30, no adro da Igreja de São Francisco, no Centro da Capital.

O prefeito Cícero Lucena comemorou a realização desse espetáculo e num momento em que a cidade caminha para normalidade em virtude da Covid-19. “Fico muito feliz com essa conquista. É muito bom retomar esse evento importante para a população de João Pessoa, que sempre foi tradicional, reunindo as famílias no período em que celebramos a Páscoa”, comentou.

“Este ano, estamos trabalhando para retomar uma experiência muito exitosa que João Pessoa teve com a Paixão de Cristo. Formatando um espetáculo no Centro da cidade, queremos valorizar o Centro Histórico. É quase uma missão que a Funjope coloca para si de, sempre que possível, trazer e estruturar eventos de pequeno, grande e médio portes na região”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele explicou que o espetáculo será realizado no Centro Cultural de São Francisco porque o cenário arquitetônico por si só valoriza a encenação. Além disso, há o processo criativo dos diretores, atores, atrizes. “São mais de 20 grupos de teatro que conseguimos mobilizar e arregimentar para participar desse grande encontro e desse momento importante, talvez o maior ritual religioso da sociedade ocidental, sobretudo dos cristãos”, disse.

Para Edilson Alves, que divide a direção da peça com Everaldo Vasconcelos, esse é um grande retorno e um encontro com a arte em um projeto grandioso. Ele é o criador do projeto Paixão de Cristo em João Pessoa, junto com Humberto Lopes, quando a Funjope sequer existia e, nesse trajeto já foi ator, diretor, assistente de direção e agora volta como diretor.

“Essa é uma paixão dentro da Paixão. A paixão dos atores em voltar para a cena; a paixão dos diretores em dirigir essa cena e a nossa paixão em querer fazer um espetáculo em tão curto espaço de tempo do tamanho que ele é. Esperem que será um espetáculo emocionante”, prometeu.

O diretor Everaldo Vasconcelos afirmou que a montagem deste espetáculo transcende a simples realização de um evento para tornar-se um momento de celebração da vida, de reencontro dos artistas com o palco. “Ao mesmo tempo, nós que permanecemos aqui sobre o grande tablado do mundo, recordamos a memória dos colegas de teatro que já se foram para o lado do infinito, porque é sobre o palco que nós vivemos este instante precioso de comunhão com o mistério da vida eterna. A Fundação de Cultura de João Pessoa possibilitou este momento de reencontro com a vida”, disse.

O espetáculo é contado sob a perspectiva dos antigos dramas circences da Paixão de Cristo. A peça envolve ainda as linguagens do teatro, dança e música, homenageando nomes ilustres da dramaturgia paraibana como Roberto Cartaxo e Eliezer Rolim, ambos em memória, e Tarcísio Pereira. A apresentação utilizará recursos digitais de projeção e mapeamento de imagens.

Ao todo, participam 55 atores, entre eles Zezita Matos, Paulo Vieira e Ingrid Trigueiro, que atuou no premiado filme ‘Bacurau’. Também fazem parte 16 bailarinos da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa. O espetáculo contará ainda com a participação especial de alunos da Rede Pública Municipal na cena dos anjos.

Com texto de Everaldo Vasconcelos, a peça ‘O Maior Espetáculo da Terra: Drama da Vida e Paixão de Jesus Cristo’ é uma adaptação do espetáculo Auto de Deus. Além de retratar cenas da Paixão de Cristo, o número promove a interação dos 22 grupos que compõem o elenco.

PB Agora

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024

Ex-presidiário tem casa invadida e é executado com mais de dez tiros, em Bayeux

Na noite deste sábado (18), um homem foi assassinado após ter sua casa invadida no…

19 de maio de 2024

Celebração de Pentecostes reúne milhares de fiéis e prefeito Cícero destaca momento para alimentar a fé

O prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, expressou neste domingo (19), durante a…

19 de maio de 2024

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas no estado

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria…

19 de maio de 2024

João Pessoa é escolhida para gravação do filme ‘Esperançar’ e prefeito acompanha trabalho da equipe

João Pessoa foi escolhida como local para a gravação do filme ‘Esperançar’, que aconteceu neste…

19 de maio de 2024

Propaganda em geral: veja o que pode e o que não pode ser feito nestas eleições e fique atento

Regras para a realização de carreatas e distribuição de santinhos estão listadas na Resolução TSE…

19 de maio de 2024