As portas do Sítio São João, em Campina Grande, vão ser abertas na próxima sexta-feira (02) ao público. O horário de funcionamento é das 10h às 22h, podendo se estender até às 23h em dias de maior movimento. Após funcionar em diversos locais, como o Parque do Povo e a avenida Manoel Tavares, o Sítio São João neste ano, onde chega a 24° edição, foi instalado na avenida Consul Joseph Noujaim Habib, conhecida como Canal do Prado, no bairro do Catolé.
O vereador e ativista cultural João Dantas, responsável pelo Sítio São João, lamentou em entrevista a Rádio Campina FM, que a cidade não estenda o São João e revelou que é difícil manter o sítio fora do período.
– Campina não tem vocação para São João fora de época e aquele projeto só funciona uma vez por semana ou quando alguma instituição pede pra fazer um evento. Estamos a menos de dez dias para a abertura do São João e ainda não temos um norte. Estamos tentando patrocinadores para ver se a bilheteria supre a limpeza, cuidado com os acervos, as pessoas que tomam conta daquela estrutura – salientou.
Com a proposta de valorizar a cultura popular, o sítio é um espaço cenográfico que remonta a um vilarejo rural, com imóveis como a casa de farinha, o engenho de cana, a bodega, uma difusora, entre outros. Em parte do dia acontece apresentações de trios de forró.
Para João Dantas, o espaço dá a oportunidade de conhecer a história do povo nordestino. “Visitar o Sítio São João oferece ao público a oportunidade de conhecer o que existe de mais autêntico na região Nordeste, especialmente os costumes e a musicalidade”, disse.
O sítio São João tem uma área total de dois hectares e traz réplicas de típicos ambientes sertanejos no início do século passado. Ao todo são 18 ambientes, entre casas, bodegas, rádio difusora, tipografia de cordel, casa de artesanato, estúdio de foto lambe-lambe, estúdio de foto-mochilas, duas igrejas, casa de sítio, depósito de cereais, casa de ferreiro, moedores de canal e ainda quatro engenhos de cachaças e casa de fabricação de farinha.
João Dantas também falou ainda sobre o novo formato do Maior São João do Mundo, que este ano tem a empresa Aliança como gestora.
– Vejo como experiência nova. O prefeito quer diminuir despesas e tem outras prioridades, como saúde, segurança e limpeza. Da forma como está sendo gerenciada este ano é novo. Torço para que o projeto dê certo e sirva de exemplo pros próximos anos – pontuou.
PB Agora
Acompanhe o PB Agora nas redes:
As linhas de ônibus que circulam em João Pessoa vão funcionar em esquema especial nesta…
O deputado estadual Felipe Leitão (Republicanos) vive um momento de indefinição política e pode decidir,…
O Diário Oficial da União desta quarta-feira (24), traz o Decreto nº 12.797 , assinado pelo presidente…
O presidente da Câmara Municipal de Bayeux, Adriano Martins faleceu na manhã desta quarta-feira (24),…
Nesta véspera de Natal, dia 24 de dezembro, o governador da Paraíba, João Azevêdo, utilizou…
O vice-governador e pré-candidato a governador da Paraíba, Lucas Ribeiro, dialogou com o presidente da…