Categorias: Cultura

PMJP encerra Ano Cultural Zé

PUBLICIDADE

Durante este ano letivo, os alunos da rede municipal de João Pessoa estiveram envolvidos com atividades voltadas para a obra do cantor e compositor paraibano Zé Ramalho, artista personagem do Ano Cultural 2010, projeto desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), através da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec). O Ano Cultural Zé Ramalho será encerrado nesta sexta-feira (12), a partir das 14h, no auditório da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano, com a presença do prefeito Luciano Agra.

Além da entrega de medalhas aos alunos que foram destaque nas atividades do Ano Cultural, o encerramento contará com o depoimento de um membro da família de Zé Ramalho e apresentação dos resultados alcançados pelos estudantes. Entre as atividades realizadas durante o ano estão o Prêmio Estudante Destaque – produção de poemas com tema ‘Trilhando o imaginário de Zé Ramalho’; Festival de Música – produção musical inspirada na obra de Zé Ramalho; e Prêmio Projeto Interdisciplinar – Música Paraibana na Escola.

Os estudantes também participaram de outras atividades desenvolvidas pelas escolas, relacionadas à obra de Zé Ramalho, como excursões para Brejo do Cruz, cidade natal do artista; estudo de letras de músicas; oficina de música (pandeiro e flauta); encenação teatral e mostra de dança. O ponto alto das homenagens foi o show de Zé Ramalho, que aconteceu nas areias da praia do Cabo Branco, no dia 24 de setembro.

Na solenidade, receberão a Medalha Ariano Suassuna como estudante destaque, Johnny Wesley da Silva Bezerra, do Ensino Fundamental I da Escola Municipal Cantalice Leite Magalhães e autor da poesia “A noite e seus mistérios”; Karoline Araújo Bezerra, do Fundamental II da Escola Ângelo Francisco Notare, que escreveu a poesia “Profeta do Apocalipse”, e Maria da Guia Marcelino, do Ciclo III da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Escola Ubirajara Targino, autora da poesia “Zé Ramalho: grande cantor”.

Também vão receber prêmios o Centro de Referência em Educação Infantil (Crei) Maestro Pedro Santos, e as escolas Doutor José Novais (Fundamental I), e Lions Tambaú (Fundamental II). Os estudantes classificados no Festival de Música farão a apresentação final.

Projeto Ano Cultural – Essa é quarta edição do Ano Cultural, que teve início em 2007 homenageando personalidades paraibanas que se destacam no cenário cultural brasileiro. O primeiro instituído foi o Ano Cultural Ariano Suassuna; em 2008, o Ano Cultural José Lins do Rego e em 2009 o Ano Cultural Sérgio de Castro Pinto.

Este ano o projeto é intitulado Ano Cultural Zé Ramalho, uma homenagem a um artista que amplia a visibilidade do Estado da Paraíba com sua música, que rompe as fronteiras regionais e cumpre seu papel de expressão universal. Sua obra se fez presente no cotidiano das escolas da rede municipal de ensino como subsídio para ações educacionais e culturais desenvolvidas por estudantes de todos os níveis da educação municipal.

Zé Ramalho – Com mais de 30 anos de carreira e 23 discos gravados, Zé Ramalho é um ícone da música popular brasileira. Dotado de uma voz forte e um sentido lírico único, o cantor foi responsável por um dos capítulos mais instigantes da música popular brasileira de raízes nordestinas. Influenciado pela poética dos Beatles e dos Rolling Stones, entranhada com as referências absurdas de repentistas como Zé Limeira e Pinto do Monteiro, o paraibano recheou suas letras com doses de realismo fantástico, típicas do imaginário coletivo nordestino. O resultado é a fusão moderna de rock com xaxado e galope à beira-mar.

Zé Ramalho já recebeu diversos discos de ouro e indicações ao Grammy Latino com trabalhos como o CD e DVD “Zé Ramalho canta Bob Dylan”, lançado em 2008. O trabalho, indicado em 2009 na categoria melhor disco de rock, trouxe versões de sucessos do ídolo americano. Nesse álbum, Zé Ramalho apresenta uma fórmula musical de sua criação: MPB + Pop + Nordeste, aplicada às canções que permearam sua juventude, sonhos e desilusões. Em 2001, outro álbum do artista, “Nação Nordestina”, foi indicado ao Grammy como melhor álbum de música regional.

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Inmet emite alertas de chuvas para 71 cidades da Paraíba válidos até esta 2ª

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de perigo de acumulado de chuvas…

19 de maio de 2024

Veja boletim: Luciano Cartaxo apresenta melhora e deve receber alta em breve

O Hospital Alberto Urquiza Wanderley (Unimed) divulgou neste domingo (19) que o deputado estadual Luciano…

19 de maio de 2024

Apostador de Casserengue ganha quase R$ 70 Mil na Mega-Sena

Uma aposta de Casserengue acertou cinco dos seis números da Mega-Sena e ganhou R$ 69.387,92…

19 de maio de 2024

Celebração de Pentecostes reúne milhares de fiéis e prefeito Cícero destaca momento para alimentar a fé

O prefeito Cícero Lucena, acompanhado da primeira-dama Lauremília Lucena, expressou neste domingo (19), durante a…

19 de maio de 2024

Tragédia familiar: homem mata o próprio irmão com golpe de foice em Cuitegi, na Paraíba

Na noite deste sábado (18), um homem de 34 anos matou o próprio irmão, de…

19 de maio de 2024

Campina Grande é a cidade que mais vacinou no Dia D de Vacinação da Influenza

Como tudo em Campina Grande é superlativo, o dia D de vacinação da Influenza na…

19 de maio de 2024