Categorias: Cultura

PMCG resgata documentos históricos para preservar memória da cidade

PUBLICIDADE

Em breve, acervo fará parte da Fundação do Patrimônio Histórico do Município e será disponibilizado de forma online à população

No Dia Nacional do Patrimônio Histórico, comemorado nesta terça-feira, 17, a ordem é preservar o passado para desenvolver o futuro. Prezando pela preservação da memória da cidade, surgiu o projeto da Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande, uma iniciativa da Prefeitura que objetiva resgatar documentos que fazem parte da memória histórica local. A realização é da Secretaria de Planejamento (Seplan), em parceria com o Grupo de Pesquisas Arquitetura e Lugar (Grupal), da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e com o Núcleo de Pesquisa e Extensão em História Local (Nupehl), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

A primeira fase do projeto está sendo executada pelo Grupal e consiste em catalogar o acervo de desenhos arquitetônicos e urbanísticos da cidade, entre outros arquivos. Na segunda fase, equipes do Nupehl farão a digitalização destes arquivos que, depois, serão disponibilizados à população, de forma online, através do Observatório de Campina Grande.

Foto: Codecom / PMCG

O primeiro processo é realizado por estagiários da UFCG e da Unifacisa, que recebem o material, limpam, separam e catalogam por ano, tipo de projeto e nome. Entre os arquivos que estavam armazenados na Seplan foram encontradas raridades, como o primeiro projeto arquitetônico do Cine Capitólio, a planta baixa do Açude Novo, projetos datados de 1940, além de outras documentações, como um acordo feito entre a Prefeitura de Campina Grande e a França, bases do Plano Diretor de 1996 e 2006 e outros arquivos históricos.

Um dos coordenadores do projeto, o historiador Erik Brito, disse que essa ação tem sido de grande importância para o município. “Em breve a população poderá ter acesso, de forma digital, a todo esse acervo. Temos muito trabalho para fazer ainda, mas já podemos ter uma noção da preciosidade do que já temos separado. Pesquisadores, estudantes e a população em geral terão acesso a tudo isso, tanto de forma física, quanto de forma online. Se precisar do arquivo físico, teremos ele separado e catalogado de forma acessível”, disse.

A segunda fase do trabalho, que será desenvolvido pelo projeto da Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande, deverá começar em breve. Ela consiste na digitalização dos arquivos para a disponibilização de forma online para a população. A ação será realizada pelo Nupehl.

O secretário municipal de Planejamento, professor Felix Araújo Neto, ressaltou a importância da catalogação desse patrimônio municipal, que resgata a história e preserva memórias para as próximas gerações.

“A catalogação e digitalização desses arquivos é importante para iniciar o resgate da nossa memória, da nossa história e patrimônio e dar acesso para que a população usufrua desses arquivos também. É um desejo do prefeito Bruno Cunha Lima devolver o que é do povo para o povo, desde os documentos até espaços como o Açude Novo, o Cine Capitólio, a Estação Nova e outros. Estamos no processo de criação da nossa Fundação do Patrimônio Histórico de Campina Grande e temos avançado no processo de diálogo com o IPHAEP para o resgate do Cine Capitólio para Campina Grande. Acreditamos que estamos próximos ao fim dessa questão,” detalhou o secretário de Planejamento.

O projeto de catalogação e digitalização faz parte das ações da Coordenadoria do Patrimônio Histórico de Campina Grande que, em breve, deverá se tornar uma Fundação. A ideia de preservação e resgate do patrimônio histórico municipal foi lançada pelo prefeito Bruno Cunha Lima e, dentro dos primeiros cem dias, a Secretaria de Planejamento apresentou o projeto e começou a executar o trabalho.

Codecom / PMCG

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Em nota, proprietários de casa de eventos dizem não ter responsabilidade por desabamento de estrutura: “Não recai sobre nós”

No final da tarde desta segunda-feira (29), a defesa da casa de eventos UP Garden,…

29 de abril de 2024

Cícero autoriza construção de praça no Bancários e anuncia outras três em Mumbaba, Ipês e Alto do Mateus

O bairro dos Bancários está ganhando mais uma praça pública – um espaço com amplas…

29 de abril de 2024

Em João Pessoa, Clínica do Pet fará mutirão de castração; saiba como agendar

A manhã desta segunda-feira (29) foi de comemoração de um ano de funcionamento da Clínica…

29 de abril de 2024

Opinião: Faraó devolva meu Passaporte!

Faraó, desejo ir à terra prometida por uma semana e logo estarei de regresso. Moisés…

29 de abril de 2024

Prazo para pagamento do IPVA de placa final 4 com desconto termina nesta terça

O proprietário de veículo que pagar, nesta terça-feira (30), o IPVA (Imposto sobre a Propriedade…

29 de abril de 2024

Aos 88 anos, ex-presidente uruguaio Pepe Mujica revela ter câncer de esôfago

O ex-presidente do Uruguai José "Pepe" Mujica, que tem 88 anos, anunciou nesta segunda-feira (29),…

29 de abril de 2024