– Sessões acontecem aos sábados e domingos, às 17 horas;
– Serão distribuídas senhas para não superlotar o equipamento;
– Programa é apresentado ao vivo e simula viagens à Lua e até chuvas de estrelas cadentes;
Após três anos sem funcionar, o Planetário do Espaço Cultural José Lins do Rego reiniciou as atividades no último domingo (28), com cinco sessões lotadas e o anúncio de que, durante o mês de março, a entrada será gratuita nos finais de semana. O Planetário irá funcionar aos sábados e domingos, em sessão única, às 17 horas.
Através do programa “Conhecendo o Planetário”, que será apresentado durante este mês, o público poderá conhecer todas as possibilidades do planetário de trabalhar com ciências e astronomia, mostrando diversos panoramas.
Com narração ao vivo do coordenador do Planetário, Damião Carvalho de Sousa, o programa começa com o pôr-do-sol em João Pessoa, seguindo por um sobrevôo em Marte, na Lua, Sistema Solar e Antártida, até voltar para o céu da capital paraibana. Nesse passeio, haverá também chuvas de estrelas cadentes, cometas, asteróides e as coordenadas de João Pessoa, com explicações sobre a linha do Equador e os hemisférios.
“Durante este mês de março, às sessões gratuitas são aos sábados e domingos, às 17h, com distribuição de senha, para que o público não ultrapasse a capacidade de 135 cadeiras do Planetário”, explicou Damião Carvalho. As senhas serão distribuídas no próprio Planetário, meia-hora antes da sessão.
Neste domingo (7), o Planetário integra-se à programação do Governo do Estado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, intitulado ‘Universo Mulher’.
A partir de abril, o ingresso passará a custar R$ 4 (público em geral) e R$ 2 (meia entrada).
Sessões para escolas
O Planetário será inserido no projeto ‘Espaço da Escola: Construindo Saberes’, desenvolvido pela Coordenação de Literatura da Funesc. Com isso, o Planetário passará a exibir programas voltados a estudantes às terça e quintas, através de visitas previamente agendadas.
O projeto ‘Espaço da Escola: Construindo Saberes’ inclui visitas a outros equipamentos do Espaço Cultural, como o museu José Lins do Rêgo, galeria Archidy Picado, Arquivo Histórico, Estação Ciência e cine-teatro Bangüê, onde serão realizadas palestras e exibições de documentários da Discovery Geographic.
As inscrições para as escolas de todo o Estado que desejam proporcionar aos alunos momentos de conhecimento em ciência, arte e astronomia, estarão abertas a partir da próxima semana na Coordenação de Literatura do Espaço Cultural, através do telefone 3211.6244. As visitas das escolas serão agendadas para as 9h e 14h.
SOBRE O PLANETÁRIO
O Planetário do Espaço Cultural foi inaugurado em 18 de junho de 1982, durante o governo de Tarcísio Burity. Pioneiro nas regiões Norte e Nordeste, foi um dos seis planetários modelo Zeiss Space Master instalados no país pela fábrica alemã Carl Zeiss, primeira construtora mundial de planetários a usar o método de projetar o céu em uma abóbada. As imagens são reproduzidas na cúpula de 12,5 metros de diâmetro, uma espécie de meia lua que dá forma ao equipamento. O Planetário tem capacidade de projetar um céu de seis mil estrelas ou o planeta Terra em seus movimentos de translação e rotação. Durante os anos de funcionamento, foi um dos grandes pontos de visitação turística de João Pessoa.
SERVIÇO:
SESSÕES DO PLANETÁRIO NO MÊS DE MARÇO
DIAS: Sábados e domingos.
HORÁRIO: 17h.
PROGRAMA: ‘Conhecendo o Planetário’.
ONDE: Planetário, no sub-mezanino 2 (Espaço Cultural José Lins do Rego, Rua Abdias Gomes de Almeida, 800).
QUANTO: Gratuito.
INFORMAÇÕES: 83-3211.6263.
Assessoria







