Categorias: Cultura

Peças da PB vão ao SP Fashion Week

 As biojóias produzidas por artesãs da praia da Penha, em João Pessoa, vão desfilar nas passarelas da São Paulo Fashion Week Verão 2016, o maior evento da moda brasileira, que acontece no próximo mês de abril. O estilista mineiro Ronaldo Fraga está em João Pessoa até a próxima sexta-feira (6), para selecionar e encomendar peças confeccionadas pelas “Sereias da Penha”, um grupo de 40 artesãs, que foi acompanhado pelo próprio estilista no ano passado. Elas estão produzindo peças inovadoras a partir da escama de peixe, sementes e coco.

Em novembro do ano passado, Ronaldo Fraga esteve com as artesãs, ministrando um curso, que tinha por objetivo provocar um olhar diferenciado nas mulheres para que elas criassem a sua própria identidade, valorizando sua cultura local. Esta semana ele voltou à capital paraibana para selecionar produtos que irá em sua nova coleção que será apresentada no SPFW.

“As artesãs estão desenvolvendo novos produtos, criando novas peças. O Sebrae trouxe o Ronaldo Fraga para a comunidade justamente para aumentar a autoestima dessas mulheres que agora estão organizadas e bem capacitadas. A presença do artesanato das Sereias da Penha no maior evento de moda do país será uma grande vitrine para essas novas empreendedoras”, destacou a gestora de artesanato do Sebrae Paraíba, Sandra Duarte.

Além do Sebrae, o projeto de capacitação das artesãs tem a prefeitura de João Pessoa e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) como parceiros. “Iniciamos o projeto de capacitação da comunidade no primeiro semestre do ano passado. O trabalho foi se tornando mais amplo e as artesãs foram inseridas no programa Mulheres Mil, do Governo Federal, que promove a inclusão social de mulheres em situação de vulnerabilidade social”, completou Sandra.

Esta não é a primeira vez que Ronaldo Fraga seleciona peças do artesanato paraibano para a São Paulo Fashion Week. Em 2010, o estilista selecionou a renda renascença paraibana como parte integrante das peças da sua coleção. Foi feita uma parceria com a Associação dos Artesãos de São João do Tigre (Assoarti) para a produção das roupas.

 

Afirmação cultural
Com a vinda de Ronaldo Fraga, as “Sereias da Penha” passaram, em novembro de 2014, por oficinas de nivelamento e produção e estudaram a iconografia e a história da Praia da Penha, além das questões religiosas do local. Para o estilista, estes projetos geram emprego e renda, além da reafirmação cultural da comunidade local. “Isso aumenta a autoestima da comunidade. O meu papel foi estimulá-las para que elas desenvolvessem ainda mais o seu potencial de trabalho”, disse Ronaldo Fraga.

 

Secom-PB

Últimas notícias

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá

Lula participa do fórum de líderes da América Latina e Caribe no Panamá O presidente…

28 de janeiro de 2026

PM recupera mais de 130 celulares roubados e prende 2 suspeitos

A Polícia Militar recuperou 133 aparelhos celulares que haviam sido roubados de uma loja de…

28 de janeiro de 2026

Cida sobre críticas a federação do PT: “A gente respeita a posição de Couto, mas não é única”

Em entrevista na noite de ontem (27), ao programa Rede Verdade, do Sistema Arapuan de…

28 de janeiro de 2026

Paraíba é o estado mais competitivo da região Nordeste aponta Ranking de Competitividade dos Estados 2025

O Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), trouxe…

28 de janeiro de 2026

Inep emitirá declaração do ensino médio a partir de sexta-feira

Cerca de 100 mil estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) com…

28 de janeiro de 2026

Equipamentos para oxigenar água do Açude Velho, em Campina Grande, começam a operar em fase de teste

Seis dos oito equipamentos instalados para oxigenar água do Açude Velho, cartão-postal de Campina Grande, os…

28 de janeiro de 2026