Categorias: Cultura

Peça de Walcyr Carrasco satiriza comportamento político

PUBLICIDADE

Poderia estar numa novela a trama que envolve a ?descoberta? da peça de Walcyr Carrasco, A Mulher do Candidato, que estreia hoje no Teatro Bibi Ferreira, em São Paulo, sob direção de Cininha de Paula, com Anselmo Vasconcellos, Luiz França, Laura Proença, Andréa Avancini e Rogério Fabiano no elenco. Cronista, dramaturgo, autor de telenovelas – ele assina Caras & Bocas, a próxima a ir ao ar no horário das 19 horas na Globo – Walcyr Carrasco escrevera essa comédia sobre o comportamento dos políticos brasileiros há 20 anos. Ao receber de Rogério Fabiano a solicitação para levar o texto ao palco, não lembrava mais de sua existência nem mesmo tinha uma cópia. O ator lhe enviou a que tinha, datilografada, e o dramaturgo passou pelo prazer de rir lendo a própria obra.

 

“Olha, a sensação foi que de fato estava mais atual de que nunca. O que eu acrescentei – e deixo os atores acrescentarem – são os novos escândalos, porque a imaginação dos nossos políticos supera a de qualquer autor”, diz Carrasco. Na sua definição, a comédia coloca em rota de colisão “dois políticos no fundo muito parecidos: ambos são espertos e querem cavar o seu espaço não por terem um projeto para o País, mas individual.”

 

Um deles é interpretado por França, um ambicioso político do interior. O outro, vivido por Vasconcellos é presidente do partido, o homem que controla as verbas. Pois um dia o cacique telefona ao político do interior e cai de amores, sem jamais ter visto, pela mulher do colega (Laura). Para não perder nem a mulher, nem a carreira, o mais jovem inventa um estratagema para a visita do chefão: manda a esposa viajar e contrata para se passar por ela Marinéia Fogueteira (Andréa). A volta inesperada da esposa vai complicar ainda mais a situação. “O mais velho tem o poder, o outro quer; um está iniciando, o outro já chegou lá. O confronto entre ambos dá um bom painel das jogadas e espertezas que podem caracterizar uma carreira política”, argumenta Carrasco.

 

Quanto à próxima novela, ele se orgulha de quebrar um tabu: “Pela primeira vez uma atriz deficiente visual terá um papel, Danielle Holoten.

 

A Mulher do Candidato – Teatro Bibi Ferreira. 90 min. 12 anos. Av. Brigadeiro Luiz Antonio, 931. Tel. (011) 3105-3129. 6.ª, 21h30; sáb., 21 h.; dom., 19 h. R$ 50 (6.ª e dom.); R$ 60 (sáb.). Até 26/4.

estadão.com.br

PUBLICIDADE
Compartilhe
Publicado por
Redação

Últimas notícias

A blindagem de Toffoli pelo STF e PGR

O PGR arquivou três representações que pediam o afastamento do ministro Toffoli da relatoria do…

23 de janeiro de 2026

Veneziano confia no apoio do PT e não vê outras opções confiáveis para o partido nas eleições para o Senado na Paraíba

O senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB) reforçou a expectativa de contar com o apoio…

23 de janeiro de 2026

Derrota do Campinense para o Nacional de Patos encerra jejum de 31 anos no Estádio O Amigão

Uma queda de tabu. A derrota do Campinense por 2 x 1 para o Nacional…

23 de janeiro de 2026

Walber e Edvaldo Neto entram na disputa pelo apoio de Ricardo Barbosa para eleições suplementares em Cabedelo

Após a desistência do ex-deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB) da disputa pelas eleições suplementares em…

23 de janeiro de 2026

Vitor Hugo anuncia saída da presidência do Avante na Paraíba pelas redes sociais

O secretário de Turismo de João Pessoa e ex-prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo, anunciou nesta…

23 de janeiro de 2026

Produtos com validade vencida são apreendidos pelo Procon-JP e supermercados são autuados

O Procon de João Pessoa apreendeu dezenas de produtos alimentícios para humanos e ração animal…

23 de janeiro de 2026

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464

Notice: ob_end_flush(): Failed to send buffer of zlib output compression (1) in /home/newpbagora/public_html/wp-includes/functions.php on line 5464