A Paraíba o tempo todo  |

Paulo Coelho vai a Roma de braços dados com suas “bruxas”

Logo que “descobriu” a internet, o escritor Paulo Coelho resolveu mergulhar de cabeça nessa nova experiência. Lançou blogs em diversas línguas – um deles hospedado no G1 -, liberou trechos inéditos de seus livros na rede, criou videocasts para interagir com os internautas e, recentemente, radicalizou ainda mais sugerindo a seus leitores que recontassem, em vídeo, a história do romance “A bruxa de Portobello”, de 2007, para um projeto de criação colaborativo que batizou de “A bruxa experimental”.

 

 

De um total de 6.000 vídeos enviados, 15 foram selecionados por Coelho e a produtora italiana Elisabetta Sgarbi e transformados em um longa-metragem de 110 minutos que será exibido em première mundial nesta terça-feira (20) durante o Festival de Cinema de Roma. Há ainda uma versão de 345 minutos, que ele já prometeu disponibilizar na rede num futuro próximo.

A sessão especial está marcada para as 21h (horário italiano), com a presença do escritor e de ao menos cinco dos cineastas que ajudaram a criar a obra – suas “bruxas” particulares, brinca. A exibição na Sala Petrassi será precedida de um debate com o autor, Elisabetta – que assina como Betty Wrong – e o crítico de cinema italiano Mario Sesti.

Sempre desconfiado com a transposição de seus livros para outros formatos – “Veronika decide morrer” chegou recentemente aos cinemas, e adaptações de “Onze minutos” e “O alquimista” estão em produção -, Coelho se diz mais que satisfeito com o resultado de “A bruxa experimental”.

 

“Dentre os muitos filmes recebidos, que incluíam desenhos animados, a coisa que mais me surpreendeu foi notar que a ideia que o leitor faz do livro é muito próxima da ideia do escritor”, revela. “Fiquei muito contente com o trabalho de Betty Wrong, dando uma coesão a episódios que tinham sido feitos sem nenhum contato entre os participantes.”

 

Paulo e as ‘bruxas’

 

Habitué dos festivais internacionais de cinema, Paulo Coelho abordou criticamente os nem sempre glamourosos bastidores de eventos como o Festival de Cannes em seu livro “O vencedor está só”, mas garante que não está nervoso ao ter pela primeira vez seu próprio filme sob os holofotes da mostra italiana.

 

“Já pisei no tapete vermelho várias vezes. Será uma alegria fazer isso agora, de braços dados com Betty Wrong e com as ‘bruxas’ à nossa volta”, defende o escritor, que após a exibição no festival pretende levar o longa às salas de cinema do circuito comercial.

 

Narrado através de depoimentos de personagens fictícios, “A bruxa experimental” revela a trajetória de Athena, uma descendente de ciganos da Transilvânia que tem o poder de ver anjos e santos e acaba deixando um rastro de polêmicas em Londres graças a suas ideias espirituais. O romance é o 19º da carreira do autor de “Diário de um mago” (1987) e “Brida” (1990).

 

Adeus, papel

 

Com mais de 150 milhões de livros vendidos em todo o mundo, Coelho não perde o entusiasmo com a internet nem quando o assunto são as espinhosas discussões em torno da crise do formato e da digitalização de livros proposta pelo Google, que tem rachado editores e autores em diversos países.

“Não se trata de uma revolução, mas uma evolução de suporte (papel) que significará, ao longo dos anos, um barateamento do custo daquilo que hoje chamamos ‘livro’ e que consiste em uma série de frases e parágrafos unidos para expressar uma ideia”, resume. “Quanto ao Google Books, já manifestei publicamente meu apoio: temos hoje acesso a textos que dificilmente teríamos não fosse a digitalização dos mesmos”, conclui.

 

G1

    VEJA TAMBÉM

    Comunicar Erros!

    Preencha o formulário para comunicar à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta matéria do PBAgora.

      Utilizamos ferramentas e serviços de terceiros que utilizam cookies. Essas ferramentas nos ajudam a oferecer uma melhor experiência de navegação no site. Ao clicar no botão “PROSSEGUIR”, ou continuar a visualizar nosso site, você concorda com o uso de cookies em nosso site.
      Total
      0
      Compartilhe