Iniciando o Tríduo Pascal, preparação para a celebração da Páscoa, os paraibanos relembram nesta Quinta-feira Santa, o gesto de Jesus de lavar os pés dos discípulos, bem como, a Instituição do Sacerdócio e da Eucaristia. O dia é de preces e orações em todas as paróquias das cinco dioceses do Estado.
Em Campina Grande, a Missa da Ceia do Senhor e do Lava-pés será realizada às 17h na Catedral de Nossa Senhora da Conceição sob a presidência de dom Manoel Delson. Nas 56 Paróquias da Diocese, também haverá missa, em horários diferentes.
Em João Pessoa a programação religiosa começou nesta quinta-feira (2), com a Missa dos Santos Óleos, às 8h30. Às 17h acontece a Missa do Lava-Pés na Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, no Centro. Em seguida será realizada a adoração ao Santíssimo Sacramento. Em JP, a missa será presidida pelo arcebispo da Paraíba Dom Aldo Pagotto,
Para dom Aldo Pagotto, a Missa da Ceia do Senhor e do Lava Pés, tem grande signficado, e remete ao mandamento do amor.
“E na Missa da Ceia do Senhor e Lava-pés, através da Santa Ceia, afirmamos que o pão torna-se o Corpo e o vinho torna-se o Sangue de Jesus. O Lava-pés relembra o gesto de Jesus que lavou os pés dos discípulos num sinal de humildade, solidariedade e igualdade entre os homens” disse..
Segundo o bispo de Campina Grande dom Manoel Delson, a Instuição da Eucaristia celebra a Paixão, morte e Ressurreição do Senhor. “A última Ceia é o marco da entrega do Senhor, oferecendo-se como alimento: ‘Eu sou o Pão da Vida’. Aqui Jesus institui: “todas as vezes que fizerem isto, fazei em memória de mim”, explica.
O bispo lembrou a ultima ceia que Jesus teve com seus discípulos na qual foi introduzida o Sacramento da Eucaristia; Jesus sabendo que ia deixar esse mundo quis ficar conosco na ceia com seus apóstolos, a ceia de Páscoa na qual ele tomou o pão, benzeu, partiu e deu a seus discípulos, dizendo: “Tomai e comei; isto é o meu corpo”. Depois tomou o cálice com vinho, rendeu graças e lhes deu, dizendo: “Bebei dele todos, porque isto é o meu sangue” (cf. Mt 26, 26-28).
“As obras que a Eucaristia causa em nos são grandiosas. Por este sacramento entramos em união pessoal com Jesus. Essa é a maior graça. Por si mesma a Eucaristia dá o aumento da graça santificante, a alma vai sendo transformada em Cristo. Além disso, ao receber a Eucaristia recebemos a graça sacramental particular, ou seja, tudo o que o alimento produz com relação a vida do corpo, assim o faz a Eucaristia com relação a vida da alma” explicou.
Sobre a cerimonia de lavar os pés, Dom Delson disse que o gesto deve ser compreendido com um significado mais profundo, como sinal de amor, humildade, prática da justiça e na defesa da vida”.
“O lava pés foi o acontecimento que marcou a obstinação de Jesus em um dos assuntos mais importantes do seu ministério: O papel dos cristãos e da igreja. O serviço. A humildade. O colocar-se abaixo, considerar uns aos outros superiores a si mesmo observou.
Ele ressaltou ainda que na última Ceia Jesus faz o gesto do Lava-pés imprimindo a autoridade como serviço: “Eu fiz isso… Vocês também façam o mesmo”. Ele observa que para nós católicos, a Eucaristia é o mandato do Senhor Jesus ao serviço, uma obrigação.
No final da celebração, aconteceu a Transladação do Santíssimo, onde o Bispo incensa e cobre o Cibório e o leva para a Capela do Santíssimo.
Nesta Quinta-feira Santa, as hóstias são consagradas para a Sexta-feira Santa, já que não é celebrada missa, apenas é realizada a celebração da Paixão e Morte do Senhor.
A vigília de adoração ao Santíssimo Sacramento terá início logo após a Santa Missa e permanecerá durante toda a madrugada até 15h de sexta-feira Santa (3), quando ocorre a celebração da Paixão e Morte de Jesus Cristo. No sábado, acontece a Vigília Pascal, considerada a mais importante celebração do ano, pois marca a ressurreição de Jesus.
Severino Lopes
PBAgora Foto: Francisco França JP
Parte de uma árvore caiu na madrugada deste domingo (8) na Avenida Epitácio Pessoa, uma…
O Carnaval Multicultural 2026 de João Pessoa chega ao domingo (8) com uma programação intensa…
O Sousa venceu ontem, sábado (7), o Atlético de Cajazeiras por 2 a 1, no…
O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley, confirmou que disputará uma…
O Sistema Nacional de Emprego da Paraíba (Sine-PB) disponibiliza, nesta segunda-feira (9), 485 vagas de…
O sorteio do concurso 2.970 da Mega-Sena foi realizado na noite deste sábado (7), em…