A literatura brasileira ganha novos ares com o lançamento de *Todo peso do mundo se desdobra em água*, obra de estreia da poeta e diretora de arte Curva de Ryo, radicada na Paraíba. O evento de lançamento acontece na próxima terça-feira (10), às 19h, na Casa Furtacor, em João Pessoa, e é aberto ao público. Os ingressos são gratuitos e podem ser adquiridos no site bit.ly/todopesoemaguaparaiba.
O livro explora as relações humanas e com o meio ambiente, com versos inspirados pela espiritualidade, pela natureza e pelas vivências pessoais da autora. Em sua escrita, Curva de Ryo combina sutileza e força, evocando as nuances do elemento água, que atravessa tanto a obra quanto sua trajetória pessoal.
“Eu venho do Pantanal, que é um grande aquífero, então tenho uma relação profunda com a água desde sempre. Até mesmo na minha astrologia, vários planetas são regidos por esse elemento. A incerteza da ‘curva de rio’, expressão pantaneira associada a mulheres autônomas e imprevisíveis, foi ressignificada no meu nome artístico.
Assumo essa beleza imprecisa da água como força criativa e inspiração”, conta Curva.
O livro também se destaca pela experimentação estética. Curva utiliza recursos da poesia concreta para engajar o leitor não apenas com as palavras, mas também com o movimento físico e visual da obra. “Gosto de pensar que a leitura não é estática. Há poesias minhas que convidam o leitor a mover o corpo ou o próprio livro”, explica a autora.
Curva escolheu a poesia como meio de expressão por sua capacidade de abarcar múltiplos sentidos e prismas, permitindo que a subjetividade aflore sem as limitações das respostas diretas. “Meu raciocínio é mais imagético e subjetivo. A poesia me ajuda a comunicar o que sinto e pensar o mundo de forma expansiva.”
A construção do livro contou com a colaboração de mulheres talentosas e reconhecidas no cenário artístico da Paraíba, consolidando uma obra que reflete a sensibilidade e a força coletiva de sua equipe. “Eu tinha muitas ideias do que queria e o livro saiu exatamente como imaginei. Trabalhei com uma equipe só de mulheres, que foram essenciais e extremamente sensíveis para materializar essa obra”, destaca Curva. O projeto tem curadoria de Débora Gil, ilustrações de Vanessa Dedoverde, e diagramação e capa de Tainá Lima. O livro contou com o fomento da Lei Paulo Gustavo da Paraíba.
Serviço:
– Quando: Terça-feira, 10 de dezembro, às 19h
– Ingressos: Gratuitos, disponíveis em bit.ly/todopesoemaguaparaiba
Para mais informações e credenciamento da imprensa, entre em contato pelo e-mail: laiannamaiara@gmail.com.
Termina nesta sexta o prazo para confirmação presencial das matrículas e rematrículas da rede estadual…
A Polícia Civil da Paraíba, por meio da 1ª Superintendência Regional de Polícia Civil (SRPC)…
Em entrevista à imprensa campinense no dia de ontem (29), o senador e pré-candidato a…
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fará uma cirurgia de catarata no olho esquerdo. Segundo…
O Campeonato Paraibano 2026 tem um novo líder. O Serra Branca venceu o Atlético-PB por…
A polícia prendeu na noite de ontem (29), uma mulher de 32 anos após a…