Categorias: Cultura

OSUFPB se apresenta nesta sexta na UFPB

PUBLICIDADE

 A Orquestra Sinfônica da UFPB – OSUFPB realiza grande concerto nesta sexta-feira, às 20 horas, na Sala Radegundis Feitosa, no Campus Universitário, na capital. O evento é produzido pelo LAMUSI – Laboratório de Música Aplicada do CCTA-UFPB, e dá sequência às atividades semanais mantidas no local, sempre às sextas-feiras, explorando formações diversas da OSUFPB, como cordas, sopros, metais, além de uma formação pop, que mantém rica ligação com a música popular.

Este concerto será regido pelo maestro Marcos Marcos Arakaki, um dos mais conceituados em atuação do Brasil, e terá como solistas os músicos Conceição Benck (flauta) e Vinícius Amaral (violino). No repertório, obras de Mozart, J. Sibelius, R. Vaugham Williams e Gabriel Fauré.

Os concertos realizados pelo LAMUSI têm um tom didático, uma vez que quinze minutos antes de toda apresentação é proferida uma pequena palestra sobre o repertório apresentado. Nesta sexta a palestra será feita pelo próprio maestro Marcos Arakaki.

Até o final do ano o LAMUSI tem programado mais catorze concertos com a OSUFPB em suas diversas formações. A entrada é franca e aberta para o público em geral.

 

PROGRAMA

J. SIBELIUS . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Valsa Triste

W. A. MOZART . . . . . . . . . . . . . . . . Concerto em Sol Maior para flauta – K. 313
– Allegro Maestoso
– Adagio non tropo
– Rondo

Solista: Conceição Benck – Flauta

R. VAUGHAM WILLIAMS . . . . . . . . . The Lark Ascending
Romance para violino e orquestra
Solista: Vinicius Amaral – Violino

G. FAURÉ . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . Suite Pelléas ET Mélisande – op. 80
– Prélude
– Fileuse
– Sicilienne
– Morte de Mélisande

 

Conceição Benck

Possui Bacharelado em Musica pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e Doutorado em Música pela Universidade Federal da Bahia (2004). Atualmente é professora do Departamento de Música da Universidade Federal da Paraíba. Tem sua sólida formação com grandes flautistas como Gustavo Paco (Argentina/Brasil), Aurèle Nicolet (Suíça) e Alain Marion (França).

 

Organizou o I e II Festivais Norte/Nordeste de Flautistas. Atuou nas principais instituições da região (Conservatório Pernambucano de Música – 1993/4; Orquestra Sinfônica da Paraíba – 1988/94; Orquestra Filarmônica Norte/Nordeste – 1998/9;Orquestra Sinfônica do Recife – 1991/2010; Universidade Federal de Pernambuco – 1994/2010. Com intensa atividade como solista e camerista, destaca-se o trabalho realizado junto ao Quinteto Sopro Brasil (Quinteto de Sopros da UFPE, do qual foi membro fundador) durante os anos de 2007-2010 e o Duo Casado (com a pianista e irmã Rachel Casado).

 

Tem atuado como professora convidada no Projeto “Bandas de PE”, do Conservatório Pernambucano de Música (2007- 2013). Além da docência, dedica-se à pesquisa interpretativa, performance e gravação de obras de compositores brasileiros, assim como, sobre competências da performance musical e didática instrumental com ênfase em Articulação nos instrumentos de sopros.

 

Vinicius Amaral

Mestre em Música pela UFRJ, Vinicius Amaral foi spalla da Orquestra Sinfônica Nacional/UFF, integrante da Orquestra Petrobras Sinfônica e da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal (RJ). Como camerista, apresentou-se na Alemanha, Suíça, Estados Unidos, África do Sul e Paraguai, sendo, ainda, vencedor do XIII Prêmio Carlos Gomes de Música Erudita com o Quarteto Radamés Gnattali, como melhor conjunto de câmara (SP, 2009).

 

Atuou como solista frente à Orquestra do Johann-Andreas-Schmeller-Gymnasium Nabburg (Alemanha), Orquestra Sinfônica Nacional/UFF, Orquestra Sinfônica da Bahia, Camerata Florianópolis, entre outras. Foi vencedor do I Concurso Nacional para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica Nacional/UFF (2001); 1 lugar no XVI Concurso Jovens Instrumentistas Brasil (2003); 2 lugar no Concurso Nacional de Cordas “Paulo Bosísio” (2001 e 2003); vencedor do III Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica da Bahia (2004); e selecionado através de audições internacionais para a Youth Orchestra of the Americas (2005/2006). Em Concursos Públicos, Vinicius foi aprovado em 1o lugar para os cargos de Músico/violinista da UFF (2008) e UFPB (2012); Professor Substituto de violino da UFRJ (2009); e em 2o lugar para o cargo de Professor Auxiliar de violino da UFRJ (2009).

 

Marcos Arakaki

Maestro Marcos Arakaki é natural de São Paulo. Concluiu seu Mestrado em Regência Orquestral pela Universidade de Massachusetts (EUA), com apoio da Fundação Vitae. Sua trajetória artística é marcada por prêmios, como o do I Concurso Nacional Eleazar de Carvalho para Jovens Regentes, e o do I Prêmio Camargo Guarnieri. Arakaki vem dirigindo importantes orquestras brasileiras, como as sinfônicas dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Norte e Paraíba, a Petrobras Sinfônica, as sinfônicas de Campinas, da USP, a Orquestra de Câmara da Osesp e a Orquestra Experimental de Repertório. No exterior, dirigiu orquestras nos Estados Unidos, México, Argentina, Ucrânia e República Tcheca.

 

Realizou turnês nacionais e regionais com a Camerata Fukuda, com a Orquestra Sinfônica Brasileira e com a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. À frente da Orquestra Sinfônica Brasileira, gravou em 2010 a trilha sonora para o filme “Nosso Lar,” composta por Philip Glass. Entre 2007 e 2010, trabalhou como regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba e regente assistente da Orquestra Sinfônica Brasileira. Além de regente, Arakaki tem desenvolvido intensa atividade como palestrante e coordenador pedagógico em importantes projetos de difusão cultural e educação, em diversas instituições de ensino e estados brasileiros.

 

Ascom

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Prefeitura de Santa Rita tacha de fake news informação sobre suspensão do São João pelo TCE

A Prefeitura de Santa Rita emitiu neste sábado (18) uma nota desmentindo a informação sobre…

18 de maio de 2024

TCE recomenda suspensão de São João por cachês elevados, na Paraíba

O Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) determinou a suspensão de todos os…

18 de maio de 2024

Deputado estadual Luciano Cartaxo é internado após passar mal, em João Pessoa

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) foi internado na noite dessa sexta-feira (17) após passar…

18 de maio de 2024

Polícia Militar prende grupo suspeito de integrar facção e intimidar moradores na Paraíba

Em uma operação realizada nessa sexta-feira (17), a Polícia Militar prendeu quatro suspeitos de fazer…

18 de maio de 2024

Sousa enfrenta Santa Cruz do Rio Grande do Norte neste sábado pelo Brasileirão

O Sousa enfrentará o Santa Cruz-RN neste sábado (18), às 15h, em partida válida pelo…

18 de maio de 2024

Assessoria de Luiz Couto rebate sugestão de Jackson Macêdo para que o parlamentar se aposente: “Gerador de conflitos”

O deputado federal Luiz Couto (PT), através de sua assessoria, criticou a declaração do presidente…

18 de maio de 2024